Notícia

IG

Reunião da SBQ abre Ano Internacional da Química

Publicado em 28 maio 2010

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realiza hoje (28), em Águas de Lindóia (SP) sua 33ª Reunião. O encontro, que tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e das fundações amparo à pesquisa dos estados de Minas Gerais (Fapemig) e São Paulo (Fapesp), também faz a abertura oficial do Ano Internacional da Química, informa Vanderlan Bolzani, presidente da SBQ

O Ano Internacional da Química, em 2011, foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e organizado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

Em 2011 se completam 100 anos que Marie Curie (1867-1934) ganhou o Prêmio Nobel de Química. "Por isso, é um ano importante para a química e também para as mulheres", diz Bolzani, que é professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro da coordenação do Programa Biota-Fapesp.

Pela primeira vez, a reunião da SBQ tem a participação de um ganhador do Nobel de Química. O norte-americano Martin Chalfie, que foi laureado em 2008, abre oficialmente o evento e ainda participa de uma roda de conversa com jovens pesquisadores, no sábado (29) pela manhã.

O tema do encontro, Química para um futuro melhor, remete ao papel dessa área do conhecimento no desenvolvimento sustentável do planeta. "Biocombustíveis, células, medicamentos, petróleo, novos materiais, nanotecnologia, genética e várias outras áreas dependem da química para se desenvolver", diz a pesquisadora

com informações da Agência Fapesp