Notícia

Ambientebrasil

Reunião com coordenadora da Funai debate ações afirmativas da UFSCar

Publicado em 09 abril 2012

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) receberá nesta segunda-feira (9) a visita da coordenadora geral de Educação da Fundação Nacional do Índio (Funai), Cilene Campetela, que vai conhecer os estudantes indígenas matriculados e o Programa de Ações Afirmativas (PAA) da universidade.

Durante o encontro, serão debatidos e analisados os processos de construção e consolidação do PAA e o apoio ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão por estudantes indígenas. Os estudantes indígenas também apresentarão os projetos realizados na UFSCar.

A reunião será no auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), que fica na área Norte do campus São Carlos, das 13h às 16h. O evento é aberto ao público. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail acoesafirmativas@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9616.

Primeiro bolsista – Na semana passada, o estudante de letras da UFSCar, Luciano Quezo, de 22 anos, foi destaque por ser o primeiro indígena da instituição a conquistar uma bolsa de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Ele criou um livro didático bilíngue, em português e em umutina, a língua da aldeia. A ideia é distribuir o material em escolas da tribo. Quezo disputou a bolsa com 3,7 mil estudantes do estado. (Fonte: G1)