Notícia

JC e-mail

Reunião anual da FeSBE começa na próxima quarta

Publicado em 21 agosto 2013

Mais de mil e cem pesquisadores e estudantes, até o momento, estão inscritos para participar da XXVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) que, neste ano, ocorrerá em Caxambu, Minas Gerais, entre 21 e 24 de agosto, no Hotel Glória.

A maioria (36%) dos participantes é oriunda de São Paulo, seguida por 24% do Rio de Janeiro, 10% de Minas Gerais e de outros estados brasileiros como Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Entre os inscritos, até o momento, 15% são pesquisadores, professores e pós-doutorados, 45% são estudantes de pós-graduação, 35% de iniciação científica e 5% pertencem à categoria do Jovem e a Ciência no Futuro.

Em 2013, a FeSBE comemora 20 anos do Programa o Jovem e a Ciência no Futuro, com uma edição especial que contará com o curso "Como funciona o cérebro?", sete conferências e a sessão de pôster, na quinta- e sexta-feira, onde os alunos apresentarão seus trabalhos. Para essa edição, haverá estudantes de segundo grau do programa Provoc/ Fiocruz-RJ, CAP-UFRJ e Estudantes das Escolas Públicas de Caxambu - MG.

Durante o evento, serão apresentados 687 resultados de pesquisa, sendo a maioria (54%) de alunos de pós-graduação e 31% de iniciação científica. Dos trabalhos que serão expostos, há temáticas sobre biologia cardiovascular, biomembranas e transportadores, neurobiologia, biologia do exercício, produtos naturais, nutrição e metabolismo, neuropsicofarmacologia, entre outras.

Este ano a Reunião contará com 30 convidados internacionais e 193 palestrantes nacionais em uma programação multidisciplinar, que contará com dois períodos de cursos (totalizando 17 cursos), com duração de três dias (um no período da tarde que se iniciará no primeiro dia do evento e outro no período matutino com inicio no segundo dia do evento), mais de 50 simpósios e módulos temáticos, a XI Edição da Oficina de Ensino de Graduação e mais de 20 conferências. Dentre estas, a de abertura que será ministrada pelo professor Paulo Hilário Saldiva (FM/ USP), "Quem diria! Tornei-me médico de Dom Pedro I", em comemoração aos 20 anos do Programa o Jovem e a Ciência no Futuro e a de encerramento que será ministrada pelo pesquisador Jerson Lima e Silva (UFRJ), "Prions and câncer: Prionoid Prorperties of Mutant p53".

Este ano, a FeSBE abrirá sua Reunião para a Comunidade de Caxambu-MG. Na quinta-feira, dia 22 de agosto, das 18h15-19h15, no Salão Caxambu, Hotel Glória, ocorrerá a palestra: "Benefícios do exercício físico para a saúde", que será ministrada pela pesquisadora Maria Tereza Nunes e em seguida, das 19h30-20h00, os congressistas da FeSBE e os moradores da cidade de Caxambu participarão da I Caminha FeSBE - Ensino e Pesquisa Gerando Saúde.

A programação completa do evento já está disponível no portal da XXVIII Reunião Anual da FesBE (www.fesbe.org.br/fesbe2013), assim como já está disponível o aplicativo para a realização de agenda personalizada da reunião (http://www.fesbe.org.br/fesbe2013/agenda_online/).

Para a realização do evento, a FeSBE contou com o apoio e financiamento fundamental das seguintes agências e instituições: CNPq, Capes, Fapesp, Fapemig, Faperj e Ministério da Saúde.

(Assessoria de Comunicação da FeSBE)