O ano de 2024 tem sido até aqui repleto de acontecimentos que impactaram diferentes esferas no Amazonas, Brasil e no cenário internacional.
2024 já está terminando. Mas, antes de dar adeus a este ano bissexto, vamos relembrar alguns dos principais acontecimentos que ocorreram no Brasil e no mundo nesses últimos doze meses.
Bastaram oito dias para 2024 ter o janeiro mais quente da história. Segundo um levantamento do observatório Copernicus Climate Change Service, a temperatura média mundial ficou 0,70ºC acima dos períodos mais quentes que haviam sido registrados em 1991 e 2020 até então. Um sintoma claro do aquecimento global.
Temperaturas extremas
Outro sintoma, ilusoriamente contraditório, desse mesmo problema aconteceu em vários países do hemisfério norte. Houve frio extremo nos Estados Unidos, com dezenas de mortes por hipotermia e acidentes de trânsito.A queda extrema da temperatura, com neve e gelo, acompanhada de ventos fortes, também provocou caos na Alemanha, na Suécia e na Dinamarca. Aulas foram suspensas, serviços públicos, como o transporte rodoviário e metroviário, foram paralisados e houve o cancelamento de voos durante esse período.
O que é importante perceber aqui? Que o frio extremo também é uma resposta do planeta ao aquecimento global, sendo um sinal de falta de conhecimento usar este acontecimento como um argumento de que a comunidade científica está errada quanto às mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa.
Descoberta histórica
Cientistas encontraram em Ilsenhöhle, na Alemanha, vestígios de humanos modernos na Europa Central que datam de 45 mil anos atrás. Tal descoberta trouxe à tona dois fatos interessantes e que podem ser cobrados em prova: primeiramente, que os Homo Sapiens coexistiram com os Neandertais e, em segundo lugar, que ambas as espécies sobreviviam a um clima médio de 7ºC a 15ºC.
Manifestações populares
Houve muitos protestos ao redor do mundo logo no primeiro mês do ano. Pela pauta ecológica, ativistas do clima atiraram sopa contra o quadro mais famoso do mundo: Mona Lisa.Após o ato, as mulheres questionaram “O que é mais importante? A arte ou o direito a alimentos saudáveis e sustentáveis?” Talvez seja possível usar esse gancho na sua redação e alcançar a nota 1.000 a depender do tema escolhido para o Enem este ano, quem sabe?
Pela democracia, os alemães foram às ruas várias vezes, em protestos que totalizaram 1,4 milhão de pessoas em mais de 100 cidades. A pauta principal no país atualmente é o avanço de políticas anti-imigração, que visam, inclusive, deportar estrangeiros já bem estabelecidos na Alemanha.
Surto de dengue no Brasil
Mais de meio milhão de casos suspeitos de dengue foram registrados em fevereiro de 2024 - número quase quatro vezes maior do que foi contabilizado para o mesmo período no ano anterior. À época, segundo o Ministério da Saúde, mais de 75 pessoas haviam morrido pela doença, mas esse total chegou a mil óbitos até o mês de abril.
Incêndios geraram recorde de emissões de carbono da América Latina
Aconteceram queimadas florestais em diversos países da América Latina, como Brasil, Venezuela e Bolívia. Ao todo, foram liberadas aproximadamente 10 toneladas de gás carbônico na atmosfera, e é interessante você entender quais são os agentes por trás dessas tragédias. De acordo com especialistas, os incêndios foram motivados pela seca e pelo El Niño e também pelo agronegócio.
Sim, apesar de tudo que remonta à história das primeiras sociedades gregas, onde as relações homossexuais eram comuns e até incentivadas, a formação do Estado independente como cristão-ortodoxo modificou a sua cultura. Por esse motivo, até fevereiro de 2024, casais LGBTQIAPN+ do mesmo gênero não tinham o direito por lei de se casarem nem de adotarem crianças e adolescentes menores de idade.
Fonte: com informações Uol