Notícia

Pauta Social

Resultados do Projeto GovAgua são apresentados na USP

Publicado em 20 outubro 2009

O GovAgua foca produção de material didático para professores e afins

O curso "Projeto GovAgua - Governança da Água: Teoria, Métodos e Aprendizagens Sociais" é uma das atividades do II Encontro Internacional de Governança da Água: experiências na América Latina e Europa. Na oportunidade, serão apresentados o site e os resultados do projeto. O GovAgua foca a produção de material didático para estudantes, profissionais e técnicos governamentais sobre Governança da Água, abordando perspectivas teóricas, metodologias de gestão compartilhada e participativa e exemplos de práticas em perspectiva comparada com a América Latina e Europa.

O projeto investiga espaços periurbanos enfatizando dois aspectos o acesso e qualidade das águas determinados pelo acesso e modo de ocupação do solo e pela capacidade de apropriação de conhecimentos pelos representantes da sociedade civil nas dinâmicas institucionais existentes em cada realidade (comitês de bacias hidrográficas, comitês de organismos de bacia, associações de usuários, etc.). A finalidade da rede é aprofundar o entendimento do funcionamento das bacias hidrográficas para ampliar a capacidade da gestão através de uma visão integrada e interdisciplinar para desenvolver estudos e ferramentas conceituais a partir das experiências concretas de diversos países.

O site do GovAgua, sediado no Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP), se dedica à pesquisa da governança da água e da gestão compartilhada de recursos hídricos. No portal há informações sobre os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo e biblioteca digital com artigos e trabalhos relacionados com a governança da água. O grupo finalizou a primeira fase da pesquisa "Diagnóstico socioambiental, aprendizagem social e modelos multi-agentes na definição de políticas públicas para a gestão integrada dos recursos hídricos e uso e ocupação do solo", financiada pela FAPESP dentro do Programa de Pesquisa sobre Políticas Públicas e, no momento, está desenvolvendo a pesquisa "Aprendizagem social na gestão compartilhada de recursos hídricos em três bacias hidrográficas no Estado de São Paulo: desafios e oportunidades para a cooperação em plataformas multi-atores", financiada pelo CNPq.

O projeto tem coordenação geral do Procam/USP e na parceria a Universidade de Campinas, Universidade Federal da Bahia, Universidad Mayor de San Simon em Cochabamba (Bolívia), Universidad de Concepción (Chile), Universidad del Valle em Cali (Colômbia), Universidade de Wageningen (Holanda), Ecole Nationale du Genie Rurale dês Eaux et Forets (França), a University of Greenwich e o Internacional Water and Sanitation Centre (Holanda).

O livro Governança da água no Brasil: uma visão interdisciplinar, organizado por Wagner Costa Ribeiro, traz 18 artigos assinados por 29 especialistas e aborda os principais aspectos das discussões sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil e que aconteceram no I Encontro Internacional sobre Governança da Água na América Latina. Mias Informações pelo telefone: (11) 3091 3330 ou 3091-3235 ou pelo site www.usp.br/procam/govagua.