Foram anunciados os projetos selecionados pela chamada conjunta com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a agência estadual brasileira com mais recursos disponíveis para o fomento à pesquisa. Quatro projetos entre pesquisadores da Universidade de Münster e do estado de São Paulo foram selecionados para receber seed funding. As iniciativas devem servir para preparar projetos de pesquisa conjuntos por meio de visitas e reuniões científicas mútuas. Os projetos são realizados no âmbito do programa de financiamento FAPESP-SPRINT (São Paulo Research in International Collaboration).
A FAPESP disponibilizou até 10 mil euros por projeto. A Universidade de Münster também contribui com até 10.000 euros por projeto, sendo 50% desses fundos disponibilizados pelo Centro Brasileiro e 50% cofinanciados pelos pesquisadores com outros fundos (instituto, departamento, fundos de terceiros, etc.).
Os projetos selecionados são:
Efeitos de diferentes ligas de titânio experimentais na proliferação e no potencial osteogênico de osteoblastos humanos in vitro
Pesquisadores responsáveis:
Prof. Dr. med. dent. Johannes Kleinheinz (Hospital Universitário de Münster, Universidade de Münster))
Prof. Dr. Rodrigo Galo (Faculdade de odontologia, Universidade de São Paulo)
O efeito da sobrevida do filtro da diálise contínua na taxa de infecção em pacientes criticamente enfermos: estudo multicêntrico prospectivo observacional
Pesquisadores responsáveis:
Prof. Dr.med. Alexander Zarbock (Hospital Universitário de Münster, Universidade de Münster)
Profa. Dra. Lucia da Conceição Andrade (Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo)
Geometria em Münster e São Paulo
Pesquisadores responsáveis:
Profa. Dr. Linus Kramer (Instituto de Matemática, Universidade de Münster)
Prof. Dr. Claudio Gorodski (Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo)
Novas opções de diagnóstico para Escherichia coli enteroagregativa (EAEC)
Pesquisadores responsáveis:
Prof. Dr. Ulrich Dobrindt (Universidade de Münster)
Prof. Dr. Waldir Pereira Elias Junior (Laboratório de Bacteriologia, Instituto Butantan)
Os resultados da chamada SPRINT 2/2022 também podem ser acessados diretamente no site da FAPESP.
A FAPESP e a Universidade de Münster mantêm um acordo de cooperação desde 2014. Até o momento, três projetos já foram financiados em editais SPRINT anteriores: dois na área de sistemas de informação e matemática ou física e um na área de geoinformática, com parceiros da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Você pode ler mais sobre a FAPESP e sua relevância para o cenário de financiamento no Brasil aqui.