O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas fundações, e o Medical Research Council, no contexto do Fundo Newton, informam o resultado da chamada pública Confap-MRC: Health Systems Research Networks. Foram aprovadas oito propostas (uma delas no Ceará), envolvendo 10 estados brasileiros na parceria com instituições britânicas, com o objetivo de promover melhorias no sistema de saúde e nos cuidados com a saúde de populações vulneráveis no Brasil por meio da pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
Do lado brasileiro, as propostas financiadas serão fomentadas por suas respectivas fundações nos estados de Alagoas (Fapeal), Distrito Federal (FAPDF), Ceará (Funcap), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso do Sul (Fundect), Minas Gerais (Fapemig), Paraíba (Fapesq), Pernambuco (Facepe) e São Paulo (Fapesp). Do lado britânico, as propostas receberão fomento do Fundo Newton.
Foram selecionadas propostas que gerem impactos positivos na melhoria do sistema de saúde, sobretudo nas evidências que influenciem tomadores de decisão nas políticas públicas e práticas ligadas à saúde pública. Os projetos também deveriam sugerir intervenções baseadas nas evidências de pesquisa tanto em nível local, quanto nacional, de modo a orientar o caminho para a adoção
[conteúdo incompleto - página fora do ar em 12/3]