A proposta de restrição ao uso de celulares em sala de aula, recentemente aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e que segue para o Senado, recebe apoio de especialistas em educação. Para a professora Sandhra Cabral, a medida é necessária, pois muitos alunos não sabem utilizar a internet de forma adequada, o que pode afetar a cognição e o foco. No entanto, ela acredita que a proibição pode causar ansiedade, principalmente no início, já que os alunos estão acostumados a usar os celulares constantemente.
Sandhra sugere que os professores desenvolvam atividades interativas e integrem a educação midiática no currículo para minimizar os impactos da medida. Ela também destaca que a flexibilização do uso dos aparelhos para fins pedagógicos pode ajudar a reduzir a ansiedade e permitir que os alunos aprendam enquanto utilizam a tecnologia.
Andreia Schmidt, pesquisadora da FAPESP, apoia a restrição, argumentando que ela favorece a interação social dos estudantes, permitindo que eles se concentrem mais nas relações humanas e na aprendizagem emocional. A medida, segundo ela, proporciona um ambiente mais equilibrado para o desenvolvimento social e emocional dos alunos.
Por Alda Santiago, da Redação Xodó News