Notícia

Muita Informação

Responsável pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus, Jaqueline Góes recebe comenda Maria Quitéria

Publicado em 12 janeiro 2021

Por Yuri Abreu

Homenagem da cientista baiana foi idealizada pela vereadora Marta Rodrigues

A doutora em biomedicina e cientista baiana, Jaqueline Rodrigues, responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus, recebeu, nesta terça-feira (12), a comenda Maria Quitéria, durante uma sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Salvador (CMS), realizada de forma semipresencial.

Jaqueline coordenou o trabalho inédito, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Oxford, fundamental para os trabalhos que resultaram nas diversas vacinas contra a Covid-19.

A descoberta foi considerada tão importante para a ciência brasileira que na Itália, por exemplo, que foi o foco de expansão da doença na Europa, esse sequenciamento ainda não havia sido obtido até o início do mês de março.

"Espero estar à altura dessa homenagem e poder continuar inspirando meninos e meninas a vencerem pelo estudo. Foi realmente a educação que me trouxe até aqui. Eu fui uma estudante que agarrou todas as oportunidades que apareceram. O exemplo que deixo aqui é da educação e da oportunidade", destacou a agora comendadora Jaqueline Góes de Jesus.

"Esse é o resultado de um grande trabalho feito ao longo de anos e que pôde ser divulgado em 48 horas", salientou a cientista, que recebeu a premiação acompanhada dos pais, do irmão e do companheiro.

A homenagem a Jaqueline foi proposta pela vereadora, Marta Rodrigues (PT). "Se estamos hoje aqui, aguardando ansiosos pela vacina para retomar nosso processo no dia a dia e continuar na luta por uma sociedade melhor, temos muito a agradecer à doutora Jaqueline", disse a edil.

"Em meio à crise em que vivemos no Brasil, com tantas perdas para todos nós, com mais de 200 mil mortos no país, um índice de desemprego altíssimo e as desigualdades sociais ainda mais latentes, conceder a Comenda Maria Quitéria para doutora Jaqueline é uma honra na verdade para esta Casa", salientou a petista, auxiliada pelo também vereador Luiz Carlos Suíca (PT) na condução dos trabalhos.

Formada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Jaqueline é doutora em Patologia Humana e Experimental pela também pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em associação com a Fiocruz.

Além disso, é mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz e atualmente, é pós-doutoranda no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e professora-adjunta de Bioquímica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).