Notícia

Portal Pebinha de Açúcar

Resíduos sólidos de suinocultura (6 notícias)

Publicado em 15 de julho de 2020

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Agrolink Notícia Sustentável Amanhecer das Notícias Página Rural Datagro
Por Lima Rodrigues

Dar um novo destino para sobras de comida de restaurantes industriais, resíduos sólidos de suinocultura e lodo de esgoto. Este é o objetivo da empresa 5 Ecos, que desenvolveu uma máquina para realizar compostagem desses resíduos no período de 24 a 36 horas. A empresa, localizada em Nova Odessa, interior paulista, recebeu recursos do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE-FAPESP), e contou com auxílio de pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para traçar novos caminhos para melhoria do processo e automação do equipamento.

Segundo Mariana Helena Pereira, responsável pela 5 Ecos, a empresa desenvolveu um equipamento inédito, com tecnologia totalmente nacional, capaz de reciclar o lixo orgânico de forma acelerada. Com ele é possível transformar o resíduo de restaurantes industriais, produção agropecuária e lodo de esgoto, obtido a partir do esgoto urbano, em um composto orgânico que pode ser usado como fertilizante na produção de alimentos.

A reciclagem, ou processo de decomposição, é feita sem odor, sem chorume, sem poluição e reduz o volume do lixo em até 90%, além de reduzir área de pátio destinada a compostagem e logística de revolvimento do composto. O processo de compostagem em pilhas demora 60 dias para a decomposição dos materiais orgânicos e mais 60 dias para a estabilização do composto orgânico. (Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo).