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Jornal da Ciência online

Resgate teatral (1 notícias)

Publicado em 17 de novembro de 2004

Projeto desenvolvido na ECA-USP analisa 800 processos de liberação de peças teatrais pelos órgãos de censura do Estado de São Paulo entre 1930 e 1970. Banco de dados gerado pelo estudo está disponível na Internet. O escritor, dramaturgo e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), Miroel Silveira (1914-1988), é o principal responsável pela reunião das informações. O esforço do intelectual permitiu que, no fim do período da ditadura militar, 6.136 processos de liberação de peças teatrais pelos órgãos de censura do Estado de SP, abertos entre 1930 e 1970, fossem reunidos em um único arquivo. O tesouro histórico, que revela bastante o funcionamento da censura nas artes cênicas brasileiras, começa a ser desvendado. O projeto A Censura em Cena - O Aquivo Miroel Silveira, organizado pela professora Maria Cristina Castilho Costa, também da ECA-USP, acaba de divulgar os primeiros resultados, em forma de um banco de dados disponível na internet. Segundo Maria Cristina, foram analisados 800 projetos dos 6.136. O conjunto de documentos guarda, inclusive, os textos originais das peças referentes ao processos catalogados. 'É uma verdadeira relíquia, que contribuirá para a história do teatro paulista', afirma a pesquisadora. Entre os destaques estudados, está o processo de número 5.157, que culminou com a censura da peça A Semente, de Gianfrancesco Guarnieri. A solicitação da censura ocorreu em abril de 1961. 'Estou surpreso, nunca pensei que eles guardassem as peças e os pareceres. Pensei que jogassem tudo fora', disse Guarnieri em entrevista à Maria Cristina. Segundo os responsáveis pelo projeto, que tem apoio da Fapesp, além dos tesouros teatrais, a análise dos processos mostra uma relação complexa que existia entre artistas, censores, autoridades políticas, lideranças religiosas e a sociedade civil. Não se tratava de um simples ato burocrático. O arquivo Miroel Silveira, por exemplo, mostra, no caso de A Semente, vários telegramas da sociedade civil organizada que se mostrava a favor da proibição da peça. 'O Corpo Docente do Colégio Sacre-Coeur Marie congratula-se vossência louvável ato proibindo a peça A Semente perigosa costumes a nossa juventude'. Esse é o conteúdo de uma das peças telegráficas arquivadas junto com o processo da obra de Guarnieri. O texto da peça abordava as condições de vida dos operários e os conflitos enfrentados na organização da luta política. A análise ainda inicial dos processos permitiu ao grupo de pesquisadores da ECA-USP dividir os interesses da censura em quatro grandes temas: de ordem moral, de ordem política, de ordem religiosa e de ordem social. O trâmite de todos os processos e os diversos graus de interferência dos censores são outras informações que agora estão disponíveis. O site do projeto é: http://www.eca.usp.br/censuraemcena (Agência Fapesp. 17/11) JC e-mail 2648, de 17 de Novembro de 2004.