Notícia

Planeta Universitário

Research Brazil Ireland participa do Fórum Nacional CONFAP & Consecti

Publicado em 05 dezembro 2014

A Research Brazil Ireland (RBI) vai se reunir com os presidentes das 23 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Fórum Nacional da CONFAP & Consecti, em Florianópolis, Santa Catarina, hoje, dia 5 de dezember. A diretora de parcerias internacionais da RBI, Sarah OSullivan, estará presente e fará uma palestra a parte da tarde, para integrantes do Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I.

Os participantes terão a chance de assistir a uma apresentação geral sobre as atividades realizadas pela Research Brazil Ireland ao longo de dois anos oferecendo apoio à mobilidade dos pesquisadores entre os dois países, bem como conhecer algumas das colaborações dos grupos de investigação que se formaram através do projeto.

Durante o evento, as agências de fomento poderão nomear pesquisadores seniors em áreas prioritárias da Research Brazil Ireland para participar da I Semana da Ciência Brasil-Irlanda, que vai acontecer em Dublin, em fevereiro de 2015. A conferência, intitulada "Pesquisa Colaborativa Para um Futuro Melhor", irá promover o encontro de cem pesquisadores seniors brasileiros e agências de financiamento com os seus respectivos parceiros de pesquisas irlandeses e europeus com o propósito de discutir melhores práticas e planejar novas colaborações entre Brasil e Irlanda.

No dia da abertura do Fórum, ontem, a embaixadora Ana Paula Zacarias e o presidente do CONFAP, Sérgio Gargioni, assinaram um acordo com o objetivo de compartilhar informações pertinentes sobre o financiamento para EU Horizon 2020 com agências de fomento estaduais do Brasil e também para incentivar as FAPs individualmente a oferecer apoio aos pesquisadores e centros de pesquisa dentro de seus estados para dar continuidade aos projetos previstos pelo Programa de Financiamento de Pesquisa Europeia que oferece €80 bilhões para investigações.

Até o momento, existem mais de 12 grupos de trabalho estabelecidos através da RBI, cada um formado por pelo menos dois pesquisadores brasileiros/unidades de investigação e dois irlandeses. Há também muitos outros grupos no processo inicial de formação.

Entre as colaborações ativas, há um grupo desenvolvendo um projeto de investigação em Ciências Bioanalíticas que conta com a participação de pesquisadores da INCTBio, UFABC, Unicamp, USP, UFMG e UFRGS e parceiros irlandeses da Dublin City University (DCU) e do Royal College of Surgeons Ireland (RCSI).

Um outro grupo de trabalho na área de Tecnologia da Informação e Comunicação tem colaboradores do Inatel, UFRJ, USP, Unicamp, PUC Rio, UFRGS e UnB com parceiros da Waterford Institute of Technology. Em um terceiro exemplo, uma equipe está investigando futuras tecnologias sem fios com colaborações de Trinity College Dublin, Maynooth University, Waterford Institute of Technology e parceiros brasileiros da UFPR, CPqD, UnB e da UFRJ.

Espera-se que um Memorando de Entendimento seja assinado entre o CONFAP e o Science Foundation Ireland (SFI) nas próximas semanas. As FAPs individuais terão a opção de co-assinar o acordo.

A SFI tem acordos existentes com os financiadores federais CNPq e CAPES e também com FAPESP, de São Paulo. Em fevereiro, um Memorando de Entendimento entre a fundação e a FAPERJ, do Rio de Janeiro, também deve ser assinado formalmente na durante conferência promovida pela Research Brazil Ireland.

Para mais informações sobre a conferência “Pesquisa Colaborativa Para umFuturo Melhor”, por favor, visite o site:

http://rbi.ie/science-week/