Notícia

Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

Representantes do Confap se reúnem com CNPq e Capes, em Brasília

Publicado em 10 julho 2017

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realizou na última semana, no dia 05 de julho, as primeiras reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs), definidos na nova gestão do Confap, para diálogos com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na pauta das reuniões, discussões acerca da situação dos programas desenvolvidos em conjunto com essas agências federais, sugestões de revisões de programas e continuidade dos mesmos.

Participaram da reunião com o CNPq, realizada no período matutino, a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e os representantes das regiões brasileiras: Abraham Benzaquem Sicsu (Facepe); Carlos Américo Pacheco (Fapesp); Odir Dellagostin (Fapergs); Wellington Lourenço de Almeida (FAPDF); e Paulo Brofman (Fundação Araucária). A reunião foi conduzida pelo presidente do CNPq, Mario Neto Borges, e contou com a presença do diretor de Cooperação Institucional, José Ricardo de Santana, e do diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, Marcelo Marcos Morales.

Na parte da tarde, os representantes do Confap participaram das atividades na Capes. Estiveram presentes a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e os presidentes da Fundação Araucária, Paulo Brofman; da Fapemat, Antônio Carlos Máximo; e da Fapergs, Odir Dellagostin. A reunião contou com a presença do presidente da Capes, Abilio Baeta Neves, e do diretor de Programas e Bolsas no País, Geraldo Nunes Sobrinho.

Os GTs para os trabalhos com o CNPq e a Capes foram definidos durante o Fórum do Confap, realizado em Aracaju (SE), nos dias 18 e 19 de maio.

Coordenação de Comunicação Social do Confap.