Notícia

Jornal Primeira Página online

Representantes de 11 países debatem o uso da água

Publicado em 01 setembro 2017

Por Fabio Taconelli

O Instituto Internacional de Ecologia (IIE) recebe, de 2 a 15 de setembro, alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado de 17 países. A abertura dos estudos que fazem parte do Programa Escola Avançada de Gerenciamento de Recursos Hídricos ocorre no sábado, a partir das 9h, no Hotel Nacional Inn.

“O evento, apoiado pela Fapesp, contou com a participação da Academia Brasileira de Ciências. Isso permitiu um número expressivo de inscrições – 160 – de todos os continentes, tendo em vista que a questão dos recursos hídricos é estratégica para os países”, disse a coordenadora do evento, a professora Takako Tundisi.

Os recursos hídricos serão debatidos por professores de 11 países, entre eles Colômbia, Venezuela, Polônia, México, Paris e Nicarágua. “Todos especialistas em recursos hídricos”, enfatizou a professora.

Os cursos

O presidente do Instituto Internacional de Ecologia, José Galizia Tundisi, explicou que os encontros com os alunos selecionados das inscrições – 100 no total participarão de cinco cursos. “São conferências e aulas com professores renomados. Levaremos os participantes para as represas do Lobo (Broa, em Itirapina) e de Barra Bonita para as atividades práticas. São atividades que incluirão desde a base à gestão dos recursos hídricos”, comentou.

Dentre os temas propostos estão o uso da água na produção de alimentos, o reuso da água e água e saúde humana. “Entendo que a escassez de água não provém de mudanças climáticas, mas do uso excessivo para diferentes finalidades. Nós precisamos usar os recursos hídricos de forma eficaz. Sem eficácia, perdemos muita água”, opinou o professor.