Notícia

Repórter Diário online

Repórter Cidade

Publicado em 21 junho 2007

Por Da Redação

Paranapiacaba ganha Centro de Documentação

A Vila de Paranapiacaba ganha neste sábado (23) o Cdarq (Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo), que funcionará em quatro casas de madeira da avenida Campos Sales, na parte baixa, que foram restauradas. O projeto, uma parceria entre a prefeitura e a Fundação Santo André, recebeu verba de R$ 300 mil do Programa de Políticas Públicas da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

No local serão coletadas informações sobre a arquitetura e o urbanismo da vila ferroviária, tombada pelo patrimônio histórico. O Centro abrigará uma maquete eletrônica da vila, maquetes das tipologias construtivas e fragmentos de materiais encontrados durante a restauração.

O Centro fará parte do roteiro expositivo de Paranapiacaba, que conta com o Clube União Lyra-Serrano, que mantém um acervo da vida sócio-cultural da Vila, o Castelo Museu, com exposição de materiais referentes à história da ferrovia, e o Centro de Visitantes, com informações referentes à fauna e flora local. Em breve a Casa Fox abrigará as informações referentes à história da população local.