Notícia

Jornal Integração online

Reportagem da Agência FAPESP é destaque no Prêmio SAE Brasil de Jornalismo

Publicado em 18 outubro 2019

Os vencedores do 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo-Mercedes-Benz foram anunciados no dia 16 de outubro de 2019, em cerimônia no estande da Mercedes-Benz no 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário (Fenatran), em São Paulo. Quinze profissionais de imprensa tiveram seus trabalhos premiados nas categorias Mídia Impressa, Eletrônica e, pela primeira vez, Vídeo.

O prêmio reconhece reportagens publicadas no Brasil que tratam de temas relativos à tecnologia da mobilidade em pelo menos um dos modais: automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval.

Elton Alisson, repórter da Agência FAPESP, foi um dos destaques na categoria Mídia Eletrônica, pela notícia “Indústria automotiva passa por maiores transformações das últimas décadas”, em que analisa se as montadoras, as empresas de tecnologia ou ambas vão prevalecer no novo cenário de competitividade tecnológica no setor automotivo.

O primeiro lugar em cada categoria recebeu prêmio em dinheiro no valor de R$ 3 mil e duas matérias em cada categoria receberam menção honrosa no valor de R$ 1 mil cada, totalizando R$ 15 mil em prêmios. Além disso, duas reportagens em cada categoria foram certificadas como destaque.

O vencedor na categoria Mídia Eletrônica foi o jornalista Pedro Kutney, do portal Automotive Business, pela reportagem “Veículos Euro 6 no Brasil enfrentarão dificuldades”. Na categoria Mídia Impressa, o vencedor foi o jornalista André Barros, da revista AutoData, com a reportagem “Beca e crachá”, escrita em conjunto com Marcos Rozen.

Por fim, o primeiro lugar em Vídeo foi para Isadora Carvalho, da Webmotors pela reportagem “Preparador Deixa Antigos com Conforto de Carro Novo”, feita com Teco Caliendo.

O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), foi criado em 2007 como um incentivo à cobertura jornalística em âmbito nacional sobre tecnologias aplicadas à mobilidade.