Notícia

Revista Amazônia

Reportagem da Agência FAPESP é 1º lugar no Prêmio Pfizer

Publicado em 22 novembro 2017

Agência FAPESP – A reportagem Natação é boa opção para tratar fibromialgia, da repórter Karina Toledo, ganhou o primeiro lugar no 3º Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo, na categoria Mídia On-line.

A temática da edição deste ano foi “Doenças Reumáticas”. Foram selecionados pelos jurados três finalistas em cada categoria – mídia impressa, on-line e rádio/TV (nove ao todo) – e as melhores foram escolhidas por votação popular.

A reportagem premiada aborda pesquisa apoiada pela FAPESP e coordenada por Jamil Natour, professor da Disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo.

O estudo mostrou que a natação é tão eficaz quanto a caminhada na redução da dor e na melhoria da qualidade de vida de pacientes com fibromialgia, síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura.

“Um dos aspectos interessantes desse estudo é que seus resultados podem ser aplicados imediatamente no tratamento de pessoas que sofrem de fibromialgia, contribuindo para melhorar a qualidade de vida. Natação é algo relativamente acessível e possivelmente muitos pacientes e até mesmo seus médicos nunca haviam considerado essa possibilidade”, disse Toledo.

A jornalista também cita o impacto da fibromialgia nas mulheres. “A doença tem alta incidência, afeta 5% das mulheres, muitas delas jovens, e pode ser incapacitante. É um problema importante de saúde pública, mas ainda pouco discutido”, disse.

Toledo também ganhou o Prêmio de Jornalismo Medtronic, em 2016, na categoria Jornalismo On-line, com a reportagem Estimulação cerebral profunda melhora recuperação após AVC.

A terceira edição do Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo teve o objetivo de valorizar jornalistas que se destacaram como multiplicadores de informação e de conhecimento sobre o universo das doenças reumáticas. A iniciativa teve o propósito de reconhecer a contribuição da imprensa nesse cenário e estimular a continuidade de publicações de reportagens educativas sobre o tema.

A lista completa dos vencedores está disponível em www.premiojornalismosbrpfizer.com.br/vencedores.aspx. Haverá premiação, prevista para dezembro, com data e local a serem divulgados.

Agência FAPESP