Projeto mostra potencial de empreendedorismo e inovação da cidade. Evento ocorre às 19h desta terça-feira (23) no auditório do ICMC.O Report Sanca Hub, um mapeamento do ecossistema de empreendedorismo de São Carlos (SP), tem lançamento da terceira edição do levantamento nesta terça-feira (23).
O evento ocorre às 19h no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP).
O levantamento da rede de Tecnologia e Inovação foi feito pela Liga de Empreendedorismo de São Carlos (LESC) em 2022.
Foram mapeados:
191 startups e empresas de tecnologia;
nove polos educacionais;
28 eventos de empreendedorismo;
17 espaços de inovação e coworkings;
30 comunidades, ONGs e grupos da cidade.
O resultado pode ser acessado na página do Report Sanca Hub.
A plataforma, desenvolvida pelo ICMC, é um meio para que empresas e serviços se conectem. Mostrar o potencial de empreendedorismo e inovação da cidade, além de reter talentos e atrair investimentos, está entre os objetivos do projeto.
“A ideia é que esse mapeamento seja contínuo, que a gente sempre tenha conhecimento do que de fato existe em São Carlos em termos de empreendedorismo e inovação”, disse a professora do ICMC Solange Rezende.
“A ideia é que esse mapeamento seja contínuo, que a gente sempre tenha conhecimento do que de fato existe em São Carlos em termos de empreendedorismo e inovação”, disse a professora do ICMC Solange Rezende.
A LESC é um grupo de extensão universitário vinculado à USP e à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que foi criada com objetivo de incentivar e impulsionar o empreendedorismo na cidade conhecida como a capital da tecnologia.
Conexão
O evento será no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do instituto.
Entre os destaques do mapeamento que será apresentado no evento estão informações sobre as mais de 190 startups, empresas nascentes na área de tecnologia, sediadas em São Carlos.
O levantamento identificou também que existem mais de 200 organizações estudantis no município, que ocupa a terceira colocação no ranking de cidades com o maior número de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Segundo os organizadores da iniciativa, ao reunir as informações no Report Sanca Hub, a ideia é facilitar a conexão entre startups, empresas, grupos, iniciativas, pessoas e projetos, gerando novas oportunidades.
Além disso, o projeto contribui para que a cidade conquiste seu devido espaço no cenário brasileiro, posicionando-a positivamente aos olhos de investidores, talentos e demais instituições governamentais e não-governamentais.
Report Sanca Hub lança 3ª edição de levantamento de empresas e startups de São Carlos (Foto: Divulgação)