Notícia

Viva Marília

Remédio de hipertensão pulmonar pode virar opção contra o câncer (144 notícias)

Publicado em 04 de maio de 2021

Antenados Folha de Itapetininga Araraquara24horas São Bento em Foco Mix Vale Acre ao Vivo Beto Ribeiro Repórter Piauí Noticias Diário em Foco Pfarma Saense Guarantã News Jornal Fatos & Notícias Blog da Carol Araujo Portal da Enfermagem Sete Lagoas.com.br Toda Hora Web Belém online Blog Diário Tancredense Tem de Tudo News Rota do Sertão Rede Interativa Blog da Simone Duarte Portal Agora Notícias Pelo Mundo DF Jornal Alerta Blog Jornal Primeira Hora Mato Grosso Digital FOCEP Brasil Zona Sul Notícias Zona Sul Notícias Novo Cantu Notícias Cidade Notícia Conecta Oeste Lucas em foco Blog Petrolândia Conectada Metropolitana MS Acontece no RS Coluna Supinando Coluna Supinando Coluna Supinando Roberto Crispim Roberto Crispim Viralizado Extra News MS Canal Farma - Tech4Health BSB Notícias Verguia Rádio Atalaia FM 87,9 Saúde em Tela Rádio Nova Onda FM 87,9 Rádio Liberdade FM 87,9 Rádio Cidade Nova FM 104,9 Quimiweb Rádio Cultura FM 101,7 Agência de Notícias – Defesa Bahia Jornal Portal Manhumirim Rio Brilhante News Bom Dia Cidade Notícias Radar C Folha de Sabará online Fatos Locais Diário D4 Notícias Portal Chapada Grande Rádio Leme FM Rádio Leme FM Relata Bahia Portal G86 Oeste 360 Oeste 360 Oeste Ao Vivo Poder e Notícia Giro 7 Giro Notícias Goiás Toni Rodrigues Alagoas Agora online Garanhuns Notícias Patriota SP Maranhão em Pauta Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Blog De Tudo Um Pouco Blog de Notícias Vida FM Zatum Guia Viver Bem Blog Lajes News - RN A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online Radar MT LauroCITY Portal Afunilados Portal Niterói Portal Niterói BF News Capital MaisAM Penha News Grupo News Paraná O Melhor da Cidade REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Click Sete Brasil de Olho Cabreúva Online Conexão Na Cidade Portal do Parente Palavra Franca Blog Colado na Notícia Rádio Mapele FM Shape Forte Jornal da Ciência (Angola) Minha Pará de Minas Grava News - Jornal de Alfenas Rádio Uau Portal Terra Santa Notícias Blog 3 Poderes
Por Redação

Um medicamento usado no tratamento da hipertensão pulmonar reduziu significativamente a capacidade de células tumorais migrarem e invadirem outros tecidos em testes feitos com linhagens de tumores de pâncreas, ovário, mama e leucemia.

Além disso, em camundongos com uma forma agressiva de câncer de mama, o fármaco diminuiu em 47% a incidência de metástase no fígado e nos pulmões, bem como aumentou a sobrevida em relação aos animais não tratados. O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

“O medicamento ambrisentan é um inibidor do receptor da endotelina A, que tem um papel na constrição dos vasos sanguíneos. Por isso, é usado para tratar a hipertensão pulmonar [normalmente causada por doenças autoimunes como lúpus e esclerose sistêmica]. No laboratório, vimos que o fármaco tem efeito em células de tumores, evitando a migração dessas células para outros tecidos, além de outros efeitos que ainda estamos investigando”, explica Otávio Cabral Marques, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e coordenador do estudo, financiado pela FAPESP.

Marques conduziu o trabalho durante o seu pós-doutorado na Universidade de Freiburg, na Alemanha, em colaboração com pesquisadores daquele país e dos Emirados Árabes Unidos. Atualmente, coordena um projeto apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) na modalidade Jovem Pesquisador.

O receptor de endotelina tipo A é conhecido por ser expresso no endotélio, a camada que reveste a parede interna dos vasos sanguíneos, e em células do sistema imune. Outros estudos já mostraram também que ele está envolvido no crescimento e na metástase de vários tumores.

“Parece que o efeito da droga não é apenas na migração das células tumorais, mas também na neoangiogênese, ou seja, na formação de novos vasos sanguíneos necessários para alimentar o tumor. Estamos realizando experimentos para comprovar isso. Se for confirmado, a droga teria um efeito sistêmico, não apenas inibindo a migração do tumor para outros tecidos, como também bloqueando a geração de novos vasos que o fazem crescer”, conta o pesquisador.

O benefício do medicamento para o tratamento do câncer ainda não foi comprovado. O uso sem orientação médica pode trazer risco à saúde, especialmente para gestantes.

Experimentos

Usando uma técnica para medir a migração celular, os pesquisadores observaram que o medicamento reduziu significativamente esse fenômeno tanto nas células tumorais que receberam um estímulo como na migração espontânea. Foram testadas linhagens de tumor de ovário, leucemia, pâncreas e mama.

Em seguida, camundongos no estágio inicial de uma linhagem agressiva de câncer de mama (4T1) foram tratados por duas semanas antes de terem o tumor implantado e duas semanas depois. Nesse experimento, a redução da metástase foi de 43%, aumentando a sobrevida dos animais.

“Como a metástase das células 4T1 ocorre muito rapidamente nos camundongos, iniciamos o tratamento antes, para podermos nos aproximar mais do que aconteceria com humanos”, explica.

Agora, com outros pesquisadores do ICB-USP, Marques se prepara para a realização de testes clínicos. A ideia é testar o medicamento em um grupo de pacientes que já realiza quimioterapia e observar se eles se recuperam melhor do que um outro grupo (controle) que passa apenas pelo tratamento padrão.

Embora o fármaco tenha a vantagem de poder ser administrado por via oral, o pesquisador acredita na possibilidade de fazer uma aplicação direta no tumor, de forma a aumentar seu efeito. Ainda não foi definido em que tipo de câncer serão feitos os testes clínicos.