A promotora de Justiça Valéria Scarance está concorrendo como finalista na categoria Justiça para Mulheres do prêmio Inspiradoras de 2023, no qual o site Universa e o Instituto Avon premiam mulheres que contribuem para a equidade de gênero.
Valéria Scarance começou a estudar ciclos de violência e relacionamentos abusivos antes mesmo da existência da lei Maria da Penha. Um caso que ficou marcado em sua memória ocorreu no fim dos anos 1990, quando atuava na Promotoria de Justiça de Carapicuíba. Um homem torturou sua esposa e a vizinha por três dias porque acreditava que elas estavam se relacionando. Apenas a vizinha sobreviveu.
Desde então, a promotora de Justiça vem pesquisando sobre o tema e trabalhando com questões de violência de gênero. Um dos casos de destaque em que atuou foi na agressão sofrida pela ex-modelo Luiza Brunet, que foi vítima do ex-marido Lírio Parisotto em 2016.
Cartilha "Namoro Legal", que traz orientações para meninas e mulheres sobre abusividade e violência nos relacionamentos.