Notícia

Planeta Universitário

Religião e esperança: de Moisés a Macedo

Publicado em 05 fevereiro 2013

David Lehmann, professor emérito de Ciências Sociais da Universidade de Cambridge, Reino Unido, estará no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no dia 13 de março. Lehmann, que também é e foi professor visitante em outras universidades, como as universidades de Brasília, São Paulo, Federal do Rio de Janeiro, Paris-3 e Hebraica de Jerusalém, apresentará a palestra " Religião e esperança: de Moisés a Macedo", que faz parte da série Quartas Sociológicas. O pesquisador falará sobre como as igrejas neopentecostais se constituem mais como "pronto-socorros espirituais" do que como lugar de construção de uma ordem moral baseada na ideia de fraternidade. Além disso, também debaterá a evolução do processo ocidental de religiões tradicionais (catolicismo e protestantismo histórico), que estariam estagnadas enquanto outras que requerem sacrifício de seus seguidores ganham terreno.

Desde 2007, Lehmann realiza pesquisas sobre a religião evangélica e também sobre multiculturalismo e políticas de ação afirmativa no Brasil, México e Peru. Entre seus principais trabalhos estão: Democracia e desenvolvimento na América Latina (1990), A luta pelo espírito (1996) e Refazendo o judaísmo israelita.

A palestra ocorrerá às 10 horas no Auditório do Departamento de Sociologia, localizado na área sul do campus São Carlos.

Mais informações podem ser obtidas com o professor André Ricardo de Souza pelo e-mail

Fonte: Agência FAPESP