Notícia

MSN

Relatório ficará pronto em 2 anos

Publicado em 20 fevereiro 2013

Por Herton Escobar

O próximo relatório completo do IPCC só deverá ficar pronto daqui a dois anos, no fim de 2014. Será o quinto Relatório de Avaliação (AR 5, em inglês) produzido pelo painel.

A primeira parte do documento, porém, deverá ser aprovada já em setembro deste ano - justamente a que trata das previsões de aumento da temperatura e das mudanças climáticas associadas ao aumento da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera.

As previsões são baseadas em dezenas de modelos produzidas por vários centros de pesquisa no mundo todo - quase todos no Hemisfério Norte. Cientistas brasileiros já colaboram há anos com o IPCC, mas nunca com um modelo global de previsão climática.

Segundo Guy Brasseur, diretor do Centro de Serviços Climáticos da Alemanha, o modelo brasileiro será crucial para preencher lacunas relacionadas a fenômenos climáticos da região tropical. "Os trópicos são um sistema extremamente complicado de modelar", disse, em evento na Fapesp.

Seja qual for a nova previsão do IPCC, Brasseur já adianta que será "praticamente impossível" manter o aumento da temperatura global abaixo do limite "tolerável" de 2°C. Isso exigiria uma redução de 80% nas emissões de CO2.

estadao.com.br