Notícia

Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas será lançado na Conclima

Publicado em 06 setembro 2013

PNUMA utilizará estudos sobre opções de mitigações para construção de análise macro sobre custos e viabilidade do mercado de carbono no Brasil

Será apresentado na Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima) o 1º Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas, produzido pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). O evento, que acontece de 9 a 13 de setembro em São Paulo, trará a exposição dos conhecimentos técnico-científicos produzidos no Brasil sobre causas, efeitos e projeções relacionados às mudanças climáticas e seus impactos.

Também serão apresentados de pesquisasenvolvendo cerca de 2 mil participantes dos programas e projetos coordenados pela  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC).

O relatório apresentado na Conclima será um dos insumos para estudo a ser feito pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) sobre opções de mitigações. Com esses dados, a agência da ONU para causas ambientais elaborará análise macro que vai calcular os custos de economia e a viabilidade da existência do mercado de carbono no Brasil.

O 1º Relatório de Avaliação Nacional sobre Mudanças Climáticas estará dividido em três grupos de trabalho: base científica das mudanças climáticas; impactos, vulnerabilidades e adaptação e por último, mitigação das mudanças climáticas. Tal informe será apresentado no primeiro dia do encontro.

A Conclima acontecerá de 9 a 13 de setembro, no Espaço APAS, em São Paulo. Para mais informações sobre as inscrições e a programação de cada um dos dias do evento, acesse www.fapesp.br/conclima.