Notícia

Esteta

Relação entre pesquisa e empresas é tema do Programa Inovar

Publicado em 29 maio 2014

A química Luciana de Ávila Santos, pesquisadora do Câmpus do Litoral Paulista da Unesp, em São Vicente, conta no Programa Inovar a sua vivência em projetos de parceria entre instituição pública e iniciativas privadas, nas etapas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos técnicos e controle de qualidade.

Este é o quarto vídeo da série de entrevistas que debate também a inovação no Brasil, o cenário atual, desafios e projeções.

“Toda empresa que inova estará sempre à frente e as universidades que inovam recebem um maior interesse por parte dos alunos”, afirma Luciana, que também aponta a necessidade dos pesquisadores manterem a mente aberta para os projetos de parceria. “Nós só avançamos nisso recentemente e as agências de inovação dentro das universidades transmitem essa segurança ao professor”, relata.

Luciana possui diversos artigos científicos publicados na área de produtos naturais, autora de uma patente e atualmente estuda, no pós-doutorado, o potencial fitorerápico da Petroselinum crispum, mais conhecida como salsa ou salsinha, na pesquisa “Fitoterápicos padronizados para o tratamento de doenças crônicas: estudo químico biomonitorado de extratos de Petroselinum crispum (Apiaceae)”.

“Antes de terminar minha pós-graduação eu tive a experiência de colocar um projeto em desenvolvimento em parceria como uma indústria e foi a partir daí que surgiu a vontade de inovar”, conta a Luciana, que na entrevista também fala sobre o estudo desenvolvido dentro do programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da Fapesp.

Sobre o Programa Inovar

Idealizado e produzido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp, a série de entrevistas é realizada pelas jornalistas Cinthia Leone e Pamela Gouveia. O programa traz, a cada edição, a visão de um especialista diferente sobre a temática da inovação.

Entre os pontos que são discutidos nas entrevistas estão os mitos e verdades sobre inovação, conceitos, investimentos, oportunidades e perspectivas no país e no exterior.

Assista ao terceiro vídeo do Programa Inovar, coma entrevista da pesquisadora da Unesp Luciana de Ávila Santos:

http://youtu.be/OJizhgRVbMY

Portal Unesp