Notícia

São Carlos Agora

Relação entre periferia, estética e política é tema de livro da EdUFSCar

Publicado em 07 agosto 2017

Compreender a relação entre a estética e a política periféricas. Esse é o objetivo dos artigos reunidos na obra "Vozes à margem: periferias, estética e política", organizada pelos pesquisadores Giordano Barbin Bertelli e Gabriel Feltran, que está sendo lançada pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar).

"O livro é fruto, por um lado, das discussões sobre música, etnografia e periferias que vinham sendo realizadas no NaMargem - Núcleo de Pesquisas Urbanas - e de seu reflexo na estruturação da disciplina Sociologia Urbana, ministrada por Feltran. Por outro lado, corresponde ao propósito de renovar a leitura da politicidade das periferias, atentando para o papel que a dinâmica cultural e a expressividade estética exerce nos processos de subjetivação, mobilização e atuação de seus atores na esfera pública", explica Bertelli.

A obra é composta por 14 artigos, divididos em duas partes. A primeira parte é intitulada "Uma tradição crítica preterida: música, ressignificação política, confronto estético"; e a segunda é "A cidade em suas marcas: territórios marginais e espaços públicos". "A divisão deve-se apenas à tentativa de organizar o material segundo suas afinidades temáticas: a primeira parte gira todo em torno da expressividade musical; e a segunda trata de diversas manifestações e linguagens, mas sempre reportando-se à questão da configuração de territorialidades", descreve o organizador.

Os autores dos artigos, um total de 17, compõem uma rede de pesquisadores preocupados com a discussão das marginalidades urbanas contemporâneas, com seu lugar de fronteira entre o legítimo e o ilegítimo, o legal e o ilegal e, no limite, entre o humano e o inumano, "preocupados, portanto, com o lugar de centralidade que as margens ocupam no conflito social da sociedade brasileira contemporânea", acrescenta Bertelli.

"Vozes à margem", apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é o segundo volume da Coleção Marginália de Estudo Urbanos, parceria entre a EdUFSCar e o projeto As Margens da Cidade, do Centro de Estudos da Metrópole.

LANÇAMENTO

O livro "Vozes à margem: periferias, estética e política" tem marcado dois lançamentos na cidade de São Paulo. No dia 14 de agosto, às 19h30, na Livraria Suburbano Convicto, localizada na Rua 13 de Maio, 70 - 2° andar; e no dia 1° de setembro, às 19 horas, no Tapera Taperá, da Galeria Metrópole, que fica na Avenida São Luís, 187, no Centro.

 

 

 

 

 

(Foto: )