Notícia

Comunidade Exkola

Reitores de universidades canadenses visitam CIPE para pesquisa

Publicado em 30 janeiro 2012

O Centro Internacional de Pesquisa e Ensino do Hospital A.C.Camargo (CIPE) receberá na tarde desta segunda-feira, 30, a partir de 16 horas, a visita de quinze Pró-reitores de universidades do Canadá que compõem a Quality Network for Universities (QNU), braço da Conference Board of Canada criado em 1993 com a proposta de incentivar a formação de líderes universitários e gerar ampla investigação científica em diferentes setores. Dentre outras, estão inseridas no programa as universidades McGill, Montreal, Calgary, Alberta, Waterloo, Britsh Columbia e Western Ontario.

A visita ao Brasil se estenderá até 3 de fevereiro e inclui Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com passagens por Unicamp, UNESP, USP, FAPESP, PUC-Rio, UFRJ e o Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (FAUABAI). O A.C.Camargo é a única instituição particular e não caracterizada como universidade a compor o roteiro. "É um Hospital que está sempre voltado a compartilhar conhecimento com outras instituições e um dos principais institutos de pesquisa sobre câncer do mundo", destaca o coordenador da rede (Programas de educação, saúde e de Imigração) QNU, Sean Terrillon.

O Hospital A.C.Camargo será representando no Encontro pelo CEO, Irlau Machado Filho, a cientista Vilma Martins líder do Grupo de Biologia Celular e Molecular e o patologista e diretor de Anatomia Patológica, Fernando Augusto Soares, que apresentarão um panorama da pesquisa feita no CIPE, que em 2010 foi responsável pela publicação de 205 científicos em periódicos de alto impacto, representando 61% de toda a produção científica do Brasil na área.

"Nossos alunos de pós-graduação, doutores e cientistas que aqui atuam desenvolvem pesquisas nas áreas de biologia celular e molecular, genética e genômica do câncer e contamos com uma estrutura única no país", define Fernando Soares. "Eles visam ter a oportunidade de conhecer como conseguimos agregar a pesquisa a prática clínica", acrescenta Vilma Martins.

De acordo com Sean Terrilion o país foi inserido no programa de visitas de 2012 por ser um país cuja economia tem experimentado um forte crescimento na última década. "O Brasil foi uma das primeiras economias a se recuperar da recessão 2008-09 global, rapidamente retornando ao crescimento positivo do PIB em 2010. Traz uma população jovem e uma economia crescente e as instituições brasileiras de ensino superior estão sempre buscando maneiras de se expandir", ressalta o dirigente. Além de saúde, as principais áreas para intercâmbio são economia, política, sociologia e física.

O CIPE/A.C.Camargo está localizado na Rua Taguá, 440, na Liberdade. Possui uma área de 4 mil m2 que abrigam dois amplos laboratórios com capacidade para mais de cem pesquisadores que integram seis grupos de pesquisa que têm como apoio o Ensino, Biobanco, Biblioteca, Escritório de Projetos, Comitês de Ética, Projetos Institucionais, Gerência de Informação e de todo o corpo clínico do Hospital que participa ativamente dos projetos científicos.

Fonte - Agência IN

http://www.investimentosenoticias.com.br/ultimas-noticias/tempo-real/reitores-de-universidades-canadenses-visitam-cipe-para-pesquisa-e-intercambio.html

Fonte: Investimentos e Notícias