Notícia

Jornal da USP online

Reitor participa de lançamento da campanha Alimenta Ribeirão com concerto da USP Filarmônica

Publicado em 09 agosto 2021

Por Redação

Em Ribeirão Preto, Vahan Agopyan também se reuniu com dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa e com coordenadores do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (Crid)

Um concerto especial da USP Filarmônica marcou o lançamento oficial da campanha Alimenta Ribeirão, no dia 6 de agosto, com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan.

Realizada por alunos e professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), a campanha arrecadou, no final de semana de lançamento, mais de R$ 7 mil destinados para a compra de mais de 80 cestas básicas, que serão distribuídas pela Secretaria de Assistência Social (Semas) de Ribeirão Preto.

Durante o evento, transmitido on-line, Agopyan ressaltou a importância do projeto, que foi uma iniciativa da estudante do curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP, Maria Carolina Bexiga de Oliveira. “A Universidade tem procurado dar soluções definitivas para combater a fome. Não é somente uma atividade assistencial. Nossos alunos e nossos professores estão colocando o conhecimento para ajudar a resolver um problema social”, afirmou.

O diretor da FMRP, Rui Alberto Ferriani, ressaltou que a campanha contribui para a formação de melhores profissionais e cidadãos. “Em respeito às mais de 500 mil vítimas da covid-19, e com nossos sentimentos aos entes queridos dessas pessoas, queremos unir nossa esperança de tempos melhores com arte e ação solidária”, disse.

O concerto da USP Filarmônica contou com a participação de 50 músicos, entre bolsistas alunos de graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e convidados, e teve a regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato. Assista, a seguir, à integra do evento.

Além do lançamento da campanha Alimenta Ribeirão, o reitor da USP também se reuniu com dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa do campus de Ribeirão Preto e com coordenadores do Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (Crid), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fapesp.

No final da tarde, Agopyan visitou o Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. No local, o gerente de Inovação e Tecnologia, Eduardo Cicconi, apresentou o SuperaLab Open Innovation, espaço compartilhado destinado a apoiar e desenvolver ações de empreendedorismo e inovação em instituições de ensino, empresas e governo; o projeto Container Park, espaço destinado a expandir a capacidade do Centro de Negócios e da incubadora de empresas do Supera Parque, com 1.500 metros quadrados, três pavimentos e dez módulos empresariais; além do Condomínio de Inovação, com 126 lotes e infraestrutura completa e conexão com startups e universidades.

Também foram apresentadas as atividades do Supera Parque no apoio às estratégias de combate à covid-19. Entre as ações, chamadas de SuperaAção, foram realizados mais de 128 mil testes de covid-19.

Por: Rose Talamone e Giovanna Grepi

Política de uso

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.