Notícia

São Carlos Agora

Reitor da USP é nomeado novo integrante do Conselho Superior da FAPESP

Publicado em 19 abril 2012

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, nomeou dois novos integrantes do Conselho Superior da FAPESP - João Grandino Rodas e Alejandro Szanto de Toledo - e reconduziu ao cargo Suely Vilela. O decreto foi assinado no dia 27 de março e publicado no Diário Oficial do Estado no seguinte. Os mandatos têm início na quinta-feira (19/4).

Ex-reitora da Universidade de São Paulo (USP), Vilela é professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Primeira mulher a ocupar o cargo máximo na universidade paulista, é a segunda mulher a atuar no Conselho Superior da FAPESP, depois de Lenita Correa Camargo, de 1971 a 1977.

Toledo é professor livre-docente do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física (IF) da USP, do qual foi diretor até 2010. Graduado em Física (1967) na USP, concluiu mestrado (1970) e doutorado (1976) em Física na mesma instituição. Possui pós-doutoramento no Instituto Max Planck, em Heidelberg (Alemanha), em 1978.

Rodas é o atual reitor da USP e professor titular do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Possui graduação em Pedagogia (1969) e Direito (1969) na USP e em Letras (1970) na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas. Concluiu o doutorado em Direito (1973) e a livre docência (1976) na USP.

Deixam o Conselho Superior da Fundação Sedi Hirano, professor titular e diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e Vahan Agopyan, engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica, da qual foi diretor, e professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil.

Os três novos integrantes do Conselho Superior da Fundação foram escolhidos a partir de três listas tríplices eleitas pelo Conselho Universitário da USP e enviadas ao governador.