Notícia

Jornal da Unesp online

Reitor da Unesp é anfitrião em cerimônia de premiação

Publicado em 19 novembro 2008

Prêmio destaca projetos de Empreendedorismo e Inovação

 

O reitor Marcos Macari foi o anfitrião da cerimônia nacional de premiação dos melhores projetos da quarta edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação. O evento ocorreu nesta terça-feira (18/11), no Upper Club Hotel, na zona sul da capital paulista.

“Empreendedorismo na universidade é ainda algo novo. A Unesp foi pioneira em implantar em sua estrutura curricular uma disciplina para despertar nos jovens iniciativas empreendedoras”, enfatizou o reitor. Segundo o professor, esta ação foi possível pela parceria firmada com o Sebrae-SP.

Para ele, outras iniciativas que recebem grande apoio do Grupo Santander são as empresas juniores que, na Unesp, nos últimos anos, aumentou de 28 para mais de 40.

Momentos antes da nomeação dos autores dos melhores projetos nacionais, aconteceu a cerimônia da região Sudeste, cuja anfitriã foi a reitora da USP Suely Vilela. Entre os semifinalistas, o aluno Gustavo Brognara do curso de Artes Visuais, do Instituto de Artes (IA), câmpus de São Paulo, concorria à vaga para a grande final do Prêmio de Empreendedorismo – categoria Cultura e Educação.

Ele participou do prêmio com o projeto de uma empresa júnior do IA, voltada ao fomento de novos artistas e o registro do patrimônio imaterial brasileiro. Em funcionamento, a empresa AJA conta com a orientação do professor Pelópidas Cypriano de Oliveira, e tem as participações dos alunos Daniel Lie, Daniele Desierrê, Felipe Ikehara, Karina Nakahara, Mariana Benattio e Viviane Cristina Tabach, além do próprio Brognara.

“A nossa empresa busca registrar as manifestações culturais brasileiras por um prisma social, ou seja, pela importância que aquela festividade tem para a comunidade que a realiza. A indicação ao Prêmio de Empreendedorismo demonstra que atuamos em uma área pouco explorada”, disse Brognara.

Para a entrega de alguns dos prêmios distribuídos na noite, o Santander chamou professores universitários e pessoas ligadas a entidades que promovam a inovação tecnológica no País, como o pró-reitor de Pesquisa da Unesp José Arana Varela, e atual vice-presidente do Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).