Notícia

Envolverde

Reino Unido lança chamadas para pesquisadores brasileiros

Publicado em 12 agosto 2009

Agência FAPESP - O governo britânico tem duas chamadas para pesquisadores, abertas também a brasileiros. Na primeira, o Conselho de Pesquisa Econômica e Social (ESRC, na sigla em inglês) do Reino Unido receberá até 22 de setembro propostas de formação de redes interdisciplinares e de intercâmbio de pesquisadores sobre o tema "Países emergentes: desafios globais e mudança social" ("Rising powers, global challenges and social change").

Cada proposta, que deverá ser submetida por pesquisadores de institutos de pesquisa e ensino britânicos, poderá receber até 60 mil libras, mais 10 mil libras para o intercâmbio de pesquisadores. Os projetos deverão ter duração máxima de 12 meses, não renovável, e podem incluir até três intercâmbios, com duração entre um e três meses, para pesquisadores com pós-doutoramento concluído há mais de dois anos.

Até 30% do orçamento poderá ser gasto com pesquisadores baseados fora do Reino Unido, que podem participar da proposta como colaboradores ou pesquisadores associados.

O objetivo da chamada é estabelecer colaborações entre pesquisadores britânicos e de países emergentes (preferencialmente China, Índia, Brasil e Rússia) para trabalhar em temas como:

1. Causas e sustentabilidade do crescimento nos países emergentes e consequências para a competitividade de outras economias;

2. Efeitos dos países emergentes sobre governança global e regional e o equilíbrio de poder;

3. Bem-estar e equidade: que tipo de mundo está sendo criado como resultado da emergência dos países emergentes? Como este processo afeta vidas e a segurança das pessoas?

O ESRC disponibilizou 700 mil libras para a chamada atual. Está prevista para 2010 uma nova chamada, para propostas de pesquisas preferencialmente derivadas de experiências bem-sucedidas na atual chamada.

Mais informações: http://www.esrcsocietytoday.ac.uk ou com Teresa Tucker, gerente de projetos para países emergentes, pelo e-mail risingpowersnetworks@esrc.ac.uk ou telefone + 44 (0) 1793 442858.

Na outra chamada, o ESRC e o Departamento para Desenvolvimento Internacional (DFID) convidam para a apresentação de projetos de pesquisa sobre mitigação de pobreza - "ESRC-DFID Joint Scheme for Research on International Development (Poverty Alleviation)". Propostas devem ser apresentadas até 24 de setembro.

O valor disponível para a chamada é de 7 milhões de libras e cada proposta pode variar entre 100 mil e 500 mil libras. Propostas podem ser apresentadas por pesquisadores baseados em instituições de ensino e pesquisa fora do Reino Unido. Entretanto, a instituição precisa ser reconhecida pelo ESRC e sugere-se entrar com o pedido de reconhecimento institucional com antecedência, previamente à submissão da proposta.

Dentro do tema da mitigação de pobreza foram identificadas três áreas prioritárias:

1. Segurança, conflito e desenvolvimento;

2. Crise econômica, pobreza e crescimento: as implicações para a prática e teoria do desenvolvimento;

3. Cidades e desenvolvimento.

Estão previstas novas chamadas em 2010 e 2011.

Mais informações: http://www.esrcsocietytoday.ac.uk ou pelo e-mail DFID@esrc.ac.uk ou telefone + 44 (0) 1793 413135.