Notícia

Esteta

Regras da BEPE sofrem alteração

Publicado em 25 junho 2013

As normas do programa Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) foram revisadas para exigir dois novos documentos obrigatórios para a submissão de propostas, e também para exigir a apresentação de alguns documentos em inglês.

O programa, voltado para bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado da FAPESP, permite um estágio de pesquisa no exterior, com objetivo de promover substancial contribuição para o projeto de pesquisa que o bolsista desenvolve no Brasil.

A partir de 24 de junho de 2013, as propostas deverão apresentar os seguintes documentos em inglês:

- Projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o estágio no exterior

- Resumo do projeto de pesquisa principal, referente à bolsa no país

- Descrição dos ganhos acadêmicos esperados para o projeto de pesquisa referente à bolsa no país em decorrência do estágio de pesquisa no exterior

- Justificativa para a escolha do centro para o estágio de pesquisa, destacando sua singularidade e especificidade

- Curriculum Vitae do pesquisador com o qual o candidato realizará o estágio de pesquisa no exterior

- Relatório Científico do estágio de pesquisa no exterior.

A FAPESP também passará a exigir a apresentação de parecer do pesquisador com o qual o candidato realizará o estágio de pesquisa no exterior sobre o mérito científico e exequibilidade do projeto de pesquisa proposto.

Outra alteração é referente à declaração do pesquisador com o qual o candidato realizará o estágio de pesquisa no exterior, manifestando aceite do candidato. Passa a ser obrigatória a manifestação de concordância do pesquisador em emitir parecer circunstanciado sobre o Relatório Científico Final do projeto de pesquisa desenvolvido sob sua supervisão.

Implementado pela FAPESP em setembro de 2011, o programa concedeu 1.267 bolsas até maio de 2013, sendo 661 de Doutorado (e Doutorado Direto), 266 de Mestrado, 248 de Pós-Doutorado e 92 de Iniciação Científica. A taxa de aprovação das solicitações, neste período, foi de 91%.

As regras da modalidade estão disponíveis em: www.fapesp.br/bolsas/bepe.

Fonte: Agência FAPESP