Notícia

Yahoo!

Registro.br libera COM.BR e NET.BR para pessoas físicas

Publicado em 30 março 2009

Por Marco Andrei Kichalowsky

Os órgãos brasileiros que regulam a internet no país liberaram o registro de domínios antes restritos a empresas. Agora, tanto pessoas jurídicas como pessoas físicas poderão registrar endereços .com.br e .net.br

A partir de 6 de abril de 2009, inicia-se a operação do domínio

.net.br como um DPN genérico . Em 2008, o registro.br já havia liberado o DPN (domínio de primeiro nível) com.br.

Essa medida é decorrente de uma resolução do registro.br , entidade ligada à FAPESP que regula o registro de domínios de internet. Antes de 2008, tanto o DPN com.br como o net.br eram reservados apenas para o registro de pessoas jurídicas no país. Esta regulamentação, entretanto, colocava o Brasil como um “diferente”, já que, em geral, os domínios .com e .net são genéricos para a maioria dos países. Com esta medida, o Brasil finalmente adota a prática padrão na internet mundial.

Antes desta resolução, havia uma regra de dava direito a quem registrasse um domínio com.br de reservar o mesmo domínio .net.br. Agora, estes domínios não estarão mais interligados e os registros serão independentes.

Em um comunicado recebido por email pela Geek, o registro.br comentou que "para que se garanta um início suave de operação e se preservem direitos, durante os primeiros seis meses (período chamado de “sunrise”), os domínios registrados antes de 6 de abril de 2009 no com.br, estarão automaticamente reservados no net.br, à espera da manifestação de seus detentores no com.br". Ou seja, os detentores de registros com.br terão até outubro para exercer seu direito de reserva no domínio net.br. Depois de 27 de outubro, os domínios estarão disponíveis para registro a todos.

www.geek.com.br