Notícia

Adnews

Registro brasileiro de internet completa 20 anos (1 notícias)

Publicado em 23 de abril de 2009

O registro de internet “.br” completa no mês de abril duas décadas de existência. Segundo informa o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por coordenar as iniciativas de serviços na web no país, atualmente, existem 1,6 milhão de domínios registrados no Brasil. Por isso, o país ocupa o sexto lugar em volume de registros no mundo.

Histórico

Em 18 de abril de 1989, Jon Postel, o IANA da Internet (Internet Assigned Numbers Authority) delegou à iniciativa acadêmica brasileira em redes a gestão do domínio de topo para o Brasil (ccTLD). Entrava em operação o ".br".

Na época as redes predominantes no cenário acadêmico brasileiro eram a BITNET (Because It's Time NETwork), a HEPnet (High Energy Physics Network) e a UUCP (Unix-to-Unix Copy Program). Assim, antes mesmo da conexão brasileira à internet, que se daria em 1991, o domínio foi utilizado para identificar as máquinas que participavam das redes já utilizadas pelos acadêmicos.

O registro de domínios sob o ".br" era feito, então, de forma manual pelo Registro Brasileiro, operado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Essencialmente, apenas pesquisadores e as instituições às quais eles pertenciam tinham interesse e condições em se integrar à nova rede e, portanto, em registrar um domínio sob o ".br".