Notícia

Jornal D Marília

Região tem 1o. Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista, criado pela Fundação Shunji Nishimura, credenciado pelo governo de SP (2 notícias)

Publicado em 10 de dezembro de 2024

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Marília Notícia

O Governo de São Paulo comemora em 2024 os 10 anos do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), programa vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado que reúne atualmente 48 ambientes credenciados espalhados por várias regiões. São parques tecnológicos, centros de inovação e incubadoras de empresas de base tecnológica, onde cotidianamente milhares de pessoas e startups interagem com o objetivo comum de produzir inovação para o benefício da sociedade.

Criado pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia em 2023, o Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista, teve em 2024 o reconhecimento formal do Governo de São Paulo e foi credenciado na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica, tornando-se o primeiro ambiente formal de inovação da região da Alta Paulista a fazer parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo.

Segundo o Governo de São Paulo, os Centros de Inovação Tecnológica são espaços criados para estimular o crescimento e competitividade das organizações por meio do avanço tecnológico. Adaptado às condições e necessidades locais, o empreendimento concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo ainda a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos. Pode operar laboratórios, fornecer serviços de apoio tecnológico e certificação da qualidade, verificação de produtos e processos e ainda promover processos de incubação de empresas de base tecnológica.

O Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista (CItap) tem a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, instituição com 45 anos de atuação em educação e inovação, como entidade gestora e, neste ano, foi contemplado com recursos do Governo Federal, por meio da Finep, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, para construção de um complexo de ambientes para fomento à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo de negócios de base tecnológica no campus da Fundação na cidade de Pompeia.

O Superintendente Executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, explica que o Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista é um ambiente de inovação que, por meio de parcerias estratégicas, tem como objetivo prover suporte a projetos de pesquisa tecnológica e inovação e oferecer mecanismos de apoio ao empreendedorismo e aceleração de modelos de negócio de base tecnológica. “Como um ambiente formal de inovação, o Citap já nasceu com o apoio de importantes organizações como o Grupo Jacto, Senai São Paulo, CIAg, Finep e, recentemente, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que além de credenciá-lo no SPAI, ainda nos contemplou com recursos por meio do programa do Governo de São Paulo de aperfeiçoamento dos ambientes de inovação do estado.”, ressalta Fusco.

Segundo o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o programa, com recursos de subvenção econômica para os ambientes de inovação no valor de R$ 12 milhões, tem o objetivo principal de fazer a transição entre ciência e mercado, incentivando o desenvolvimento científico e tecnológico nos centros de excelência, que são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e com recursos do orçamento estadual.

Elvis Fusco da FSNT e Vahan Agopyan, Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Como primeiro ambiente formal de inovação a fazer parte do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo, o Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista, passará a oferecer para toda a região, instalações físicas onde podem ser realizadas ações coordenadas para a promoção da inovação, por meio de governança, integração, qualificação, atração de investimentos e conexão empreendedora, reunindo em um mesmo espaço físico, startups, aceleradoras, incubadoras, empresas de diversos portes, instituições âncora, universidades, centros de pesquisas, investidores e instituições de fomento à inovação e ao empreendedorismo.

O Centro de Inovação passará a fazer parte do ecossistema de inovação da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, que já contempla importantes instituições como a Faculdade de Tecnologia de Pompeia – Fatec Pompeia Shunji Nishimura, o Senai Pompeia Shunji Nishimura, o Colégio Shunji Nishimura, além de laboratórios de pesquisa tecnológica e ambientes de inovação de grandes empresas.

Elvis Fusco da FSNT e Vahan Agopyan, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Compartilhar matéria no