Notícia

Sou Agro

Redução no uso de combustíveis fósseis promove desenvolvimento regional (1 notícias)

Publicado em 19 de setembro de 2013

Uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba (SP), analisou os impactos na economia brasileira a partir de uma ampliação da produção de etanol e biodiesel, como substituição de parte dos combustíveis fósseis, no período de 2010 a 2030.

Segundo o pesquisador Jerônimo Alves dos Santos, “os resultados mostraram-se relevantes para o desenvolvimento regional e independência energética, do ponto de vista dos impactos sobre as emissões dos gases de efeito estufa. Foram observadas reduções das emissões dos principais combustíveis fósseis da matriz energética”.

O estudo concluiu que a ampliação do uso dos biocombustíveis apresentou-se como uma importante política de desenvolvimento regional e setorial, sendo observada no aumento do PIB e do nível de emprego, especialmente nos estados do Norte e Nordeste, além do impacto positivo na criação de emprego no campo.

Entre os resultados, destaca-se o fato de que os setores que mais contribuíram com a redução das emissões nos estados foram os de Extração de Petróleo e Gás, Óleo Diesel, Gasolina, Transporte, Serviços e Consumo das Famílias. Os estados que tiveram aumento nas emissões, como Tocantins, Mato Grosso e Goiás foram os que obtiveram os maiores incrementos na atividade econômica e no nível de emprego.

O trabalho teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

*com informações da Agência USP