Notícia

Refrescante

Redes acadêmicas têm encontro em SP

Publicado em 01 outubro 2012

A rede acadêmica Ansp (Academic Network at São Paulo) fará sua segunda reunião semestral intitulada Openflow: a próxima geração da Internet? no Instituto de Física Teórica, câmpus da Unesp, em São Paulo. O evento ocorre entre os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. A primeira reunião ocorreu este ano na Faculdade de Medicina da USP. As inscrições para envio de trabalho e participação estão abertas. 

A ideia do encontro é estimular o intercâmbio de experiências e ferramentas entre as universidades e empresas atuantes no mercado de tecnologia da informação. Esta reunião terá como evidencia o protocolo Openflow – um protocolo de comunicação que tem o intuito de facilitar o gerenciamento de redes virtuais. O encontro será formado por cursos, palestras e workshops.

Segundo Carlos Coletti, coordenador do Grupo de Redes da Assessoria de Informática da Unesp, a participação da Unesp no evento é importante porque é uma oportunidade para a troca de experiências sobre o cotidiano acadêmico que, segundo ele, é bastante diferente do mundo corporativo. “Além de divulgar o que temos feito e conhecer um pouco mais a realidade de outras universidades, podemos ter informações importantes sobre os rumos que as redes têm tomado pelo mundo”, explica.

No foco tecnológico, o encontro debaterá, além do Openflow, outras tecnologias para redes definidas por software. São elas: redes híbridas, que misturam chaveamento de pacotes, de circuitos e fluxos; redes verdes, de baixo consumo energético e não poluentes; reciclagem e equipamentos usados nas redes; e computação distribuída incluindo computação em nuvem.

Na área de política serão abordadas as questões das necessidades dos projetos científicos do Estado de São Paulo; da colaboração para operar e manter as redes compartilhadas do Estado (como as redes Comep e o Projeto Kyatera); e o ecossistema Ansp (comunidade formada pelos usuários da rede). Também haverá apresentações das equipes, abordando os seus cases e projetos de redes em andamento nas instituições.

Anps


A rede foi criada em 1988 e é formada por 56 entidades de educação, pesquisa, além de empresas na área de Tecnologia da Informação. A rede é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e atende todo o Estado de São Paulo. Por meio da Embratel e da Secretaria Especial de Informática (SEI), instalou-se uma conexão de 4800 bps (bits por segundo) entre os Estados Unidos (Fermilab, Illinois) e o Brasil (Estado de São Paulo).

Já estão abertas as inscrições para o evento que terá data-limite até 26 de outubro. A data de envio de resumos é 7 de outubro. Mais informações no site do evento: www.rsa.ansp.br ou pelo telefone 11 3087 1500.