Notícia

O Reporter

Rede interamericana de ciências oferece bolsas para jovens nos EUA

Publicado em 20 maio 2011

Por Redação (Agência FAPESP) - A Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas) e as Academias Nacionais dos Estados Unidos oferecem uma oportunidade para cientistas e engenheiros passarem um período de um a dois meses em laboratórios de ponta nos EUA.

De acordo com a Ianas, o objetivo da bolsa é ampliar e fortalecer a capacitação em ciência e tecnologia nas Américas, assim como a cooperação entre pesquisadores e instituições americanas.

O programa de bolsas de curta duração é voltado para jovens pesquisadores de países da América Latina e Caribe interessados em desenvolver habilidades técnicas e fortalecer atividades de cooperação com seus parceiros norte-americanos.

Os selecionados receberão a passagem aérea e um valor de US$ 3 mil por mês. As instituições que os receberão nos Estados Unidos também darão apoio para hospedagem.

São 20 bolsas no total, sendo que cada país poderá indicar até cinco candidatos. As inscrições deverão serão enviadas para a secretaria da Ianas do país do candidato, listadas no formulário de inscrição, que promoverá a seleção dos cinco nomes a serem encaminhados para a secretaria geral da entidade. As inscrições deverão ser realizadas no período de 15 de maio a 15 de agosto.

Entre os critérios de elegibilidade estão ser contratado por universidade ou instituição de pesquisa em ciências físicas, ciências da vida, ciências matemáticas ou ciências da engenharia e ter o apoio da instituição de origem e da instituição norte-americana para participar do convênio.

Segundo a Ianas, terão preferência os pesquisadores em início de carreira, que não têm acesso a apoios internacionais.