Notícia

Revista Água e Efluentes online

Recursos hídricos e agricultura são tema de seminário na FAPESP

Publicado em 30 setembro 2013

Agência FAPESP – Os desafios da área de recursos hídricos estarão na pauta de um seminário promovido pela FAPESP e pela Fundação Bunge nesta quarta-feira (02/10) em São Paulo, que integra as atividades do 58o. Prêmio Fundação Bunge e do 34o. Fundação Bunge Juventude.

O professor Klaus Reichardt, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), laureado na categoria “Vida e Obra” no 58o. Prêmio Fundação Bunge, fará uma apresentação sobre Física de Solos, que exerce papel fundamental na análise dos recursos hídricos de uma região ou de um campo agrícola, sendo importante ferramenta para os estudos de dinâmica da água em ecossistemas.

Premiado no 34o. Prêmio Fundação Bunge Juventude, o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Samuel Beskow abordará em sua palestra questões referentes à modelagem e à simulação hidrológica em bacias hidrográficas, contemplando as aplicações, pesquisas e os desafios da área.

De acordo com Beskow, “para possibilitar a gestão de recursos hídricos em uma bacia hidrográfica, é imprescindível o conhecimento do comportamento hidrológico a fim de tomar decisões acertadas do ponto de vista social, econômico e ambiental”.

Depois das apresentações dos premiados, haverá um debate com a participação de Diogo Ardaillon Simões, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe); José Antônio Frizzone, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia (IIE); e Wagner Cotroni Valenti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O evento ocorrerá na sede da FAPESP, na Rua Pio XI, 1.500, no Alto da Lapa, em São Paulo, entre 14 horas e 16h30, no dia 2 de outubro.

Mais informações: http://www.fapesp.br/eventos/rechidricos.