No último dia 10, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou que os investimentos na área de C&T em Minas Gerais poderão chegar a R$ 2 bilhões entre 2007 e 2010, tendo um aumento significativo em relação aos últimos anos. Ele lembrou que o valor estimado será duas vezes e meia maior do que os cerca de R$ 800 milhões aplicados entre 2003 e 2006. Os números foram divulgados por Rezende em visita à capital mineira para conhecer os laboratórios de Emissões Veiculares e Biocombustíveis da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), que é uma instituição associada à ABIPTI.
Na ocasião, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal destacou a importância dos investimentos feitos no setor científico e tecnológico em Minas Gerais. De acordo com ele, os recursos têm sido imprescindíveis para a implementação de projetos estratégicos para o Estado, como é o caso da inclusão digital.
"O governador tem consciência que ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para elevar Minas à condição de Estado líder na economia do conhecimento", ressaltou.
Já o presidente do Cetec, Alfredo Gontijo de Oliveira, que também é vice-presidente da ABIPTI pela região Sudeste, explicou que o Cetec está passando por um processo de reestruturação para que se integre ao Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Proposta pelo MCT, a iniciativa tem por objetivo organizar em redes indústrias e centros de pesquisa.
"É um passo estratégico e muito importante em nosso processo de reestruturação. Queremos estreitar laços com o ministério, especialmente, com relação ao Sibratec", destacou.
Rezende ressaltou a importância da disposição do Cetec em integrar o Sibratec, já que, na sua avaliação, um dos maiores desafios do país é incorporar a inovação tecnológica como parte essencial do processo produtivo das empresas.
"Isso vai trazer a idéia, para o setor empresarial mineiro, do papel e do impacto que a inovação tem na agenda de desenvolvimento de qualquer setor, seja de serviço ou industrial", disse.
Sudeste
Logo após a visita, ainda pela manhã, o secretário Alberto Portugal recebeu representantes da área de C&T de outros Estados, como o integrante do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), Vahan Agopyan, o secretário de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Rogério de Queiroz, e o secretário de C&T do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso. Eles discutiram temas de natureza científica e tecnológica de interesse específico do Sudeste.
Informações sobre as ações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais podem ser obtidas no site www.sectes.mg.gov.br.
(Com informações da Sectes/MG e do Cetec)