Notícia

Boletim do Acadêmico

Reconhecimento merecido

Publicado em 17 novembro 2006

O Acadêmico Leopoldo De Meis, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu em 8/11 o Prêmio Anísio Teixeira de Educação, no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento fez parte das comemorações dos 55 anos da Capes/MEC. De Meis foi homenageado por contribuições em pesquisa em ciências da vida, pela formação de jovens cientistas de baixa renda e por trabalhos de divulgação científica.
Criado em 1981, o Prêmio Anísio Teixeira é oferecido a cada cinco anos. O título é uma homenagem ao educador baiano Anísio Teixeira, que desenvolveu uma carreira exemplar na área educacional e propagou o papel transformador da escola e da educação para a construção de uma sociedade moderna e democrática. Também dirigiu a Capes de 1951 a 1963. Este ano, o prêmio foi entregue pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo presidente da Capes, o Acadêmico Jorge Guimarães, e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.
Ana Lúcia Almeida Gazzola (UFMG), Abilio Afonso Baeta Neves (UFRGS), Sandoval Carneiro Júnior (UFRJ), Newton Sucupira (UFRJ) e o geógrafo Milton Santos, falecido em 2001, foram os outros ganhadores do prêmio nesta edição.
Nos últimos anos, Leopoldo De Meis tem se dedicado a despertar a vocação científica de jovens de baixa renda por meio de cursos de férias no IBqM. Desde que foi criado, em 1988, o projeto possibilitou a realização de cerca de 60 cursos que foram freqüentados por quase mil professores do ensino fundamental e médio e mais de 2,6 mil alunos do ensino médio. O sucesso motivou a implantação do modelo em outras nove universidades do país.
De Meis também criou um grupo de ciência e arte na UFRJ que se dedica à criação de instrumentos educativos (livros, DVDs e espetáculos teatrais) atraentes, que contribuam para o aprendizado de temas como o método científico, a contração muscular ou as leis da termodinâmica. No projeto Ensinando Ciência com Arte , ele criou uma série de DVDs para tornar o ensino de bioquímica mais atraente. O material é distribuído gratuitamente nas escolas públicas da periferia do Rio de Janeiro.
No laboratório, tem se dedicado a interconversão de energia em sistemas biológicos. Suas linhas de pesquisa são mecanismos de transdução de energia em sistemas biológicos, transporte ativo de íons e síntese e hidrólise de ATP (adenosina trifosfato).
Leopoldo De Meis é professor titular da UFRJ, doutor honoris causa das universidades de Buenos Aires (Argentina) e Católica de Louvain (Bélgica), e fundador da Academia de Ciências da América Latina. Entre diversas distinções, recebeu as Ordens Nacionais do Mérito Acadêmico e Científico, nas classes Grã-Cruz e Comendador.
Para obter o material didático produzido pela equipe do Professor De Meis, basta entrar em contato através do e-mail demeis@bioqmed.ufrj.br.
Fontes: com dados da Agência Fapesp, 8/11, e da Assessoria de Comunicação Social do CNPq, 9/11)