Centro de pesquisa realiza projetos de diferentes setoresO Recod.ai, laboratório de Inteligência Artificial, fundado no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), firmou parceria com a NVIDIA com objetivo de obter computação acelerada por meio de GPUs que possam ajudar os pesquisadores a treinar, implantar e incorporar dados complexos. Atualmente, são disponibilizadas cerca de 80 GPUs de diferentes modelos que são responsáveis por receber as cargas de trabalho dos mais variados projetos.
Iniciada em 2022, a parceria começou por conta do contato do diretor e um dos fundadores do laboratório e também embaixador da NVIDIA, o professor Anderson Rocha, para expandir as atividades, conexões, capacitações e parcerias do projeto. Além dele, compõem o Recod.ai hoje os professores Leandro Villas, Jacques Wainer, Sandra Avila, Marcelo Reis, Marcos Raimundo Medeiros e Paula Dornhofer. Além deles, o laboratório também conta com os pesquisadores seniores Alexandre Ferreira, Áurea Soriano Vargas, Marcos Cirne e Didier Vega-Oliveros.
“A NVIDIA viu em nosso laboratório muito potencial para atuação conjunta e nós também enxergamos uma oportunidade para conseguir se estabelecer, de fato, como o maior laboratório acadêmico de inteligência artificial da América Latina. Com a tecnologia da empresa, podemos ter uma melhoria no nosso poder computacional o que permite a prospecção de novos projetos e melhor sequência dos que já estão em processo”, afirma Rocha.
Fundado em 2009, o Recod.ai conta com mais de 240 colaboradores de diferentes áreas tanto do Brasil quanto do exterior. Desses, cerca de 120 são alunos dos mais variados cursos e níveis (iniciação científica, mestrado e doutorado), pesquisadores de pós-doutorado, doutorado e colaboradores.
Atualmente, o laboratório possui diversos projetos em execução. No entanto, os quatro maiores são o Viva bem, hub de inteligência artificial para saúde e bem-estar financiado pela Samsung, o Shell-ML, que consiste em machine learning para análise de dados complexos de produção em campo carbonático do pré-sal, financiado pela Shell e o DéjàVu, projeto de coerência espaço-tempo e análise de recurso de dados heterogêneos para pesquisa de integridade de mídia e interpretação de eventos, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Todos estes são coordenados pelo Prof. Anderson Rocha. Já o quarto é o H.IAAC. hub para inteligência artificial, arquiteturas cognitivas e aprendizado múltiplo, coordenado pelo Prof. Dr. Leandro Villas e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Softex, Eldorado e Motorola.
“Uma das premissas da NVIDIA é estar inserida em projetos que desenvolvam ainda mais conhecimento e pesquisas que contribuíram para diversos setores do Brasil e do mundo. Somos muito gratos por inaugurar mais esse AI Joint Lab e tornar esse laboratório como mais um centro de pesquisa focado em IA que existe no mundo todo. Temos certeza de que essa parceria trará ricos frutos para o campo de pesquisa brasileiro”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Além da NVIDIA, o Recod.ai também recebe apoio da Shell, Equinor, Samsung, Motorola, Griaule, Buildbox, Santander, Sinch, Fundação Serrapilheira, Fapesp e Ci&T.
Tags: ciênciaequipamentosHora CampinasInovaçãointeligência artificialnegóciosNVIDIApesquisaRecod.aitecnologiaUnicamp