Notícia

Jornal da USP online

Recital na Biblioteca Brasiliana Mindlin celebra os 60 anos da Fapesp (2 notícias)

Publicado em 21 de junho de 2022

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Gazeta do Amazonas
Por Erika Yamamoto

Por Erika Yamamoto

Em sua primeira visita ao Brasil, a pianista francesa Eloïse Bella-Kohn se apresentou na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) nesta segunda-feira, dia 20 de junho.

O recital foi organizado pela Embaixada da França no Brasil e da Aliança Francesa e integra atividades de comemoração pelos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“É um privilégio receber aqui na BBM um concerto em comemoração pelos 60 anos da Fapesp, uma instituição fundamental para o desenvolvimento do conhecimento no Brasil, organizado em parceria com a França”, afirmou a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

O presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, fez questão de ressaltar que “esse concerto foi organizado por dois grandes amigos da Fapesp, a USP e o consulado francês, e fortalece ainda mais a tradição de cooperação das instituições do Estado de São Paulo com a França”.

Além da comunidade universitária, o evento contou com a presença de membros do Consulado e dirigentes da USP e da Fapesp.

“A Fapesp é uma grande parceira das universidades francesas, dos pesquisadores franceses. Para nós, era muito importante participarmos dessas comemorações e escolhemos a USP, nossa outra grande parceira, como local ideal para oferecer esse concerto extraordinário com uma jovem e reconhecida pianista francesa”, explicou o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.

Na primeira parte do recital, Bella Kohn apresentou a Suíte Francesa no 3, BWV 814, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), um conjunto de seis obras compostas para o cravo, entre 1722 e 1725. Em seguida, a pianista executou os Prelúdios do Livro II, de Claude Debussy (1862-1918), um conjunto de peças curtas, compostas entre os últimos meses de 1912 e o início de abril de 1913.

Nascida em Paris, em 1991, Eloïse Bella Kohn aprendeu piano aos quatro anos de idade, na Escola de Música Yamaha, e seguiu uma carreira consistente, apresentando-se em importantes salas de concerto da França e de outros países da Europa. Com o violinista Christoph Koncz, fundou o festival Europäische Musiktage Heidelberg, cuja primeira edição aconteceu em 2020, em Heidelberg, Alemanha.

Assista ao vídeo produzido pela Agência Fapesp sobre o concerto.