Notícia

Gazeta de Piracicaba online

Recital de Piano será realizado nesta quinta-feira

Publicado em 27 junho 2018

O Centro Cultural 'Martha Watts' sediará os alunos de piano da professora Eliana Asano para um Recital com obras dos compositores J.S. Bach, C.P.E. Bach, Clementi, Mozart, Chopin, Villa-Lobos e outras canções populares. O evento será realizado nesta quinta-feira (28) e será dividido em duas turmas. Estas se apresentarão às 19h15 e às 20h15. A entrada é gratuita.

No primeiro momento, tocarão Clara Valéria do Amaral, Davi Pizzinatto, Glória Chaeyoung Shin, Isabelly Silva de Almeida, Jaeyoung Shin, Maria Luiza Galvão, Marie de Ferran, Pierre Davi Campion, Veronica Sihyeon Kim, e, ainda, os alunos da professora Suelen Almeida: Isabela dos Santos Neves, Larissa Cerimarco Ramos e Laura Tozzi Ramalhão.

Depois, o Quinteto de Metais 'El Elyon', composto por Rodrigo Machado (trompa), Laudinei Farias (trompete), Fabiano Honorato (trompete), Abner Alves (tuba) e Osvaldo Cruz (trombone), abrirá o segundo horário de apresentações seguidas de Alex Kawashita de Azevedo, Alison Renshaw, Ayla Lacerda Boneli, Caroline Giantomaso, Edison Cerignoni (canto), Karina Kawashita de Azevedo, Lorena Renshaw (piano e flauta transversal), Lucas Lima, Luciano Oliveira, Mateus Santin Mendes, Valéria Pena e Vinícius Ramos.

“O Recital é um momento de compartilhar, conhecer e de apreciar a Música. É trazer aos amigos, público e a si o resultado de meses de estudo e vivência musical na aula e no dia a dia. Também é um momento de desenvolvimento musical, da percepção, de conhecer obras e peças desconhecidas que acabam encorajando o aluno a aprofundar sempre seus estudos”, citou Suelen.

Eliana explicou que os alunos não são obrigados a tocar, mas são motivados. “São livres para escolher as músicas que querem tocar, por isso o repertório é tão eclético. Isso é importante para a autoestima e para o controle da ansiedade e do nervosismo, competências que serão importantes por toda a vida. Além disso, aprendem que é importante não apenas ser ouvido, mas também ouvir os outros”, completou.

Jovens premiados

Alex Kawashita de Azevedo recebeu o prêmio Revelação e ficou em segundo lugar no segundo turno da Categoria Piano Solo do Concurso de Piano 'Cora Pavan Cappareli', realizado entre os dias 24 e 26 de novembro de 2017, em Uberlândia (MG). Ao lado da irmã, Karina Kawashita de Azevedo, venceram, em primeiro lugar, na Categoria Quatro Mãos, pela melhor interpretação da obra 'Os Peraltas', de Edino Krieger.

No Concurso de Piano 'Souza Lima', que ocorreu em São Paulo (SP), nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, Alex foi classificado em segundo lugar no segundo turno pelos jurados. Também no ano passado, Alex ficou em primeiro lugar no segundo turno do Concurso 'Piracicaba Internacional Piano Concerto Competition', realizado entre os dias 1º e 3 de julho, na Escola de Música de Piracicaba 'Maestro Ernst Mahle (Empem)'. Karina ficou em primeiro lugar no terceiro turno do mesmo certame.

Os dois se apresentaram, como solistas, com a Orquestra Sinfônica de Limeira, sob regência do maestro Rodrigo Müler, interpretando 'O Concertino de 1974' e 'O Limoeiro', de Ernst Mahle.

Eliana Asano é pianista do Coro de Câmera de Piracicaba, sob regência do maestro e compositor Ernst Mahle. Tem doutorado, mestrado e bacharelado em Música pela Unicamp. Foi bolsista de doutorado e mestrado Fapesp (2010–2016); bolsista do Programa de Estágio Docente da Unicamp (2010–2012); professora participante do Programa de Pós-Graduação em Música da Unicamp (2016). Visiting Scholar pela University of Massachusetts Amherst e pela New England Conservatory of Music (EUA, 2012–2013), com bolsa Bepe/Fapesp.

Apresentou-se em congressos nacionais e internacionais, incluindo Performance Analysis: a bridge between theory and interpretation (Porto, Portugal, 2016); Vancouver International Song Institute (Vancouver, Canadá, 2014) e Second International Conference on Analytical Approaches to World Music (Vancouver, Canadá, 2012).

Suelen Almeida desenvolve trabalhos de Música de Câmara, acompanhamento de corais e instrumentistas e é professora de Piano e Musicalização Infantil na Empem. Tem bacharelado em Piano Erudito (Unicamp, 2016). Em 2012 concluiu o curso Técnico em Instrumentos Musicais — Habilitação em Piano, sob a orientação de Eliana Asano, na Empem, mesma Instituição que iniciou os estudos de piano, aos oito anos de idade. Capacitou-se, em 2017, no curso de Filosofia Suzuki, se integrando, em seguida, à Associação Suzuki das Américas. Participou de encontros musicais e realizou Masterclasses com pianistas nacionais e internacionais.

Serviço

Recital de Piano

Onde - Centro Cultural 'Martha Watts', localizado à rua Boa Morte, 1257, Centro.