Notícia

São Carlos Agora

Recital de piano e violoncelo no Centro Cultural

Publicado em 11 maio 2012

O Centro Cultural da USP-São Carlos convidou o violoncelista Pierluigi Ruggiero e a pianista e pesquisadora brasileira Danieli Longo para uma apresentação neste sábado, dia 12 de maio, às 19h30, no Auditório do Centro Cultural.


O duo se interessa, particularmente, pela produção específica para a formação de piano e violoncelo a partir do Romantismo até a música do século XXI. Nesse sentido, o programa proposto reúne dois compositores de destaque no cenário da música erudita atual: o italiano Pieralberto Cattaneo e o brasileiro, radicado na Espanha, Edson Zampronha, além dos franceses Camille Saint-Saëns e Claude Debussy.


O duo teve sua estreia em recente turnê europeia, com destaque para a Sala Laffert-Kúria em Budapest, Hungria, e a prestigiosa Sala Piatti de Bergamo, Itália, onde recebeu elogiosa crítica da imprensa especializada. Pierluigi Ruggiero é formado pela Liszt Academy de Budapest e Danieli Longo é formada pela École Normale de Musique de Paris e Conservatoire Nationale de Strasbourg.


Pierluigi Ruggiero - Violoncelo

O violoncelista italiano Pierluigi Ruggiero iniciou seus estudos de violoncelo no Conservatório de L'Aquila, na Itália, onde também frequentou o curso de composição de Paul Arca. Em 1993, teve a oportunidade de tocar em festivais sob a direção de maestros como G. Sinopoli, C. M. Giulini e R. Muti. Em Roma, formou-se, brilhantemente, sob a orientação de George Schultis. Após vencer vários concursos nacionais italianos, seu envolvimento em um duo com piano o levou ao 1 º Prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara Città di Acqui Terme, Itália, em 1996. Em 2001 foi o único italiano a receber uma bolsa de estudos para a Academia Liszt da Universidade de Budapeste, com renomados nomes do mundo da música, como Csaba Onczay, Laszlo Mezo e Perenyi Miklós. Em 2007 foi premiado pela Fundação Música Artisjus Húngaro com o Prêmio Nacional de Pro Artibus, promoção e intercâmbio cultural entre a Hungria e outros países.


Danieli Longo - Piano
A pianista brasileira Danieli  é Doutora e Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Estudiosa da música francesa do início do século XX, suas pesquisas, patrocinadas pela FAPESP, tratam da influência do contexto histórico nas obras pianísticas dos compositores Claude Debussy e Maurice Ravel. Como produto de sua pesquisa de doutorado gravou o CD Obras de Guerra, no qual interpreta obras significativas do trabalho, com a participação da violoncelista Ji Yon Shim e da soprano Maria Cecília de Oliveira. Atualmente é professora do curso de música da Universidade Cruzeiro do Sul e desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Música da Universidade de São Paulo ECA/USP, com pesquisa patrocinada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Bibliotèque Nationale de France - BNF (2008 e 2011), onde obteve autorização e acesso a todo acervo referente as pesquisas desenvolvidas.

Acesso ao Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.

O evento é gratuito e será observada ordem de chegada. Apoio: Athenas Paulista