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Realidade virtual traz à vida dinossauros brasileiros em exposição no Museu Catavento com apoio da Intel

Publicado em 16 março 2017

Por Guilherme Izidio

Idealizada pelo startup VR Monkey, com apoio da Intel, a exposição Dinos do Brasil estreia a instalação de sala de realidade virtual interativa.

A partir do dia 18 de fevereiro, os visitantes do Catavento Cultural e Educacional, instituição de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, poderão conferir a ‘Dinos do Brasil’, exposição que mergulha no passado do planeta e aproxima o público dos dinossauros que habitaram o Brasil por meio de uma experiência imersiva e interativa de áudio e vídeo. Idealizado pela startup brasileira VR Monkey, com apoio da Intel, o projeto trata-se da primeira animação de caráter educacional sobre dinossauros brasileiros feita para óculos de realidade virtual.

Em uma sala de 100m² especialmente equipada com 25 computadores com processadores Intel, um para cada óculos de realidade virtual, os visitantes deixam de ser simples espectadores e tornam-se exploradores em primeira pessoa, de forma realista, navegando por uma simulação do Brasil pré-histórico e suas criaturas.

“Queremos ampliar o alcance, a influência e o poder da computação para melhorar a vida das pessoas e acreditamos que a realidade virtual vai criar maneiras de trabalharmos, estudarmos e nos divertir. Nossa parceria com a VR Monkey e o Catavento Cultural é parte de nossos esforços para fomentar a inovação e a cultura no País e ajudar a trazer esse tipo de tecnologia de ponta para o cotidiano do brasileiro”, afirma Carlos Augusto Buarque, diretor de marketing da Intel Brasil.

Atualmente, a realidade virtual está associada com jogos e entretenimento. Contudo, a tendência é que ganhe popularidade também para uso corporativo e em áreas como educação e saúde e mude a forma de assistir esportes. “A realidade virtual é uma nova maneira de experimentar interações em ambientes físicos e virtuais por meio de um conjunto de tecnologias de sensoriamento e digitalização. A Intel está em uma posição de destaque para fornecer soluções completas para o segmento de VR, além de tornar possível as mais incríveis experiências”, conclui o executivo.

Além da experiência multissensorial, que estimula visão, audição e senso de direção, trata-se também de uma exibição educativa e cultural, perfeita para ensinar crianças, adolescentes e adultos sobre um aspecto ainda desconhecido da pré-história brasileira.

Uma viagem ao tempo

A exibição, que dura 32 minutos, leva o público por um passeio guiado pelas paisagens primitivas do Brasil, de norte a sul, nos períodos triássico e cretáceo. Uberabatitan, Abelissauro, Unaissauro e Saturnália são os nomes de algumas das cerca de 20 espécies de dinossauros que habitaram o território brasileiro na era mesozóica, entre 250 milhões e 65 milhões de anos atrás. A bordo de uma cápsula do tempo, o visitante passeia por florestas, desertos e áreas vulcânicas que faziam parte do relevo do território nacional nesses períodos. Enquanto isso, dinossauros e outros bichos pré-históricos interagem com a paisagem e com o visitante.

Além da experiência multissensorial, que estimula visão, audição e senso de direção, trata-se também de uma exibição educativa e cultural, perfeita para ensinar crianças, adolescentes e adultos sobre um aspecto ainda desconhecido da pré-história brasileira. O projeto contou com a consultoria do Prof. Dr. Luiz Anelli do Instituto de Geociências da USP, com o apoio da FAPESP por meio do PIPE, e com o patrocínio da Intel e da Ambev por meio da Lei Rouanet - trata-se do primeiro projeto de realidade virtual financiado por meio desse mecanismo. [...]

Sobre a VR Monkey

A VR Monkey, fundada pelos engenheiros Keila Matsumura e Pedro Kayatt, é uma empresa de desenvolvimento de conteúdo de Realidade Virtual em alta qualidade. Com experiência nas áreas de educação, simuladores, treinamento, jogos, arquitetura e vídeos 360, seus produtos receberam vários prêmios ao redor do mundo. Informações sobre a VRMonkey podem ser encontradas em www.facebook.com/vrmonkeybr ewww.vrmonkey.com.br.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) expande as fronteiras da tecnologia para criar as mais incríveis experiências. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com, newsroom.intel.com.br e intel.com.

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Sobre o Catavento

Fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em oito mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.»