Notícia

Jornal da Unesp online

Realidade do ensino básico é tema de encontro de educadores

Publicado em 12 abril 2011

Congressos nacional e estadual são promovidos em conjunto

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp recebe até 8 de maio inscrições de trabalhos para o XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e o I Congresso Nacional de Formação de Professores, que serão realizados de 15 a 18 de agosto em Águas de Lindóia. Com o tema "Por uma política nacional de formação de professores: necessidades, responsabilidades e ações", o evento busca reunir os profissionais envolvidos com o ensino básico, especialmente na escola pública.

Segundo Elizabeth Berwerth Stucchi, assessora da Prograd e intregrante da comissão organizadora dos encontros, a realização de dois congressos simultâneos- um estadual e outro nacional- visa dar mais abrangência ao debate sobre educação básica.

O congresso estadual é bianual e recebe tradicionalmente muitas inscrições de outros estados - 14 deles enviaram participantes na edição anterior, em 2009. "Optamos por ampliar o alcance das discussões, mantendo a credibilidade conquistada ao longo de 22 anos em que a Unesp vem promovendo o congresso de educadores", destaca Elizabeth.

Relatos de professores

O diferencial do Congresso de Educadores é que ele inclui não apenas os pesquisadores e pensadores da educação, mas também os profissionais que estão na prática pedagógica. Em 2009, dos 111 inscritos para o eixo temático "formação inicial e continuada de professores", 92 apresentaram pesquisas, e 19, relatos de experiências. "Trabalhos desse tipo trazem para a academia as questões cotidianas de sala de aula", assinala.

As inscrições vão até 15 de abril para pesquisadores que necessitam auxílio da Fapesp; até 4 de maio para os minicursos; até 15 de maio para os trabalhos científicos; e até 10 de agosto para participantes em geral. Para se inscrever e conferir a programação completa, entre outras informações, basta acessar o site do evento no endereço http://migre.me/4dRTM .

Assessoria de Comunicação e Imprensa