Pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram um raio ascendente em São Paulo durante uma tempestade de inverno, conforme divulgado nesta quarta-feira (15).
No início do ano, os pesquisadores do Elat registraram pela primeira vez imagens desse tipo de raio no Brasil que, em vez de descer das nuvens e atingir o solo - como ocorre com a maioria das descargas atmosféricas -, parte de algo na superfície e se propaga em direção à nuvem.
No dia 15 de julho, durante uma tempestade de inverno, mais um raio ascendente foi registrado - ele partiu de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá, em São Paulo. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a quase total ausência de raios durante a tempestade.
"Foi uma sorte registrar esse raio ascendente, pois não havia nenhum indício de atividade elétrica na nuvem", disse Marcelo Saba, pesquisador do Elat e responsável pelas observações.
De acordo com Saba, a constatação revelou, de forma inédita, que, mesmo na ausência de raios descendentes - que descem das nuvens e atingem o solo -, os raios ascendentes podem acontecer.
(Com Agência Fapesp)
Fonte: UOL