Notícia

Blog do Patricio Nunes

Radiotelescópio inédito brasileiro: Projeto Bingo será divulgado oficialmente para todo o Brasil

Publicado em 01 julho 2021

O Projeto Bingo, radiotelescópio brasileiro em construção, que visa explorar o Universo a partir do céu brasileiro, será apresentado oficialmente para toda a população do país, contendo todas as informações sobre o radiotelescópio, nos dias 6 e 7 de julho. A divulgação será por meio do evento online ‘BINGO Rádio Telescópio: lançamento do portal e atualizações do projeto’, que também divulgará o site oficial do Projeto.

No primeiro dia do evento, serão transmitidos seminários para apresentar o que é e como funcionará o projeto BINGO para todos os públicos, incluindo a imprensa brasileira. O coordenador do BINGO e Professor titular do Instituto de Física da USP (IF-USP), Elcio Abdalla, abordará também a importância do Projeto para a Ciência e para o Brasil.

Além dele, outros profissionais como o pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande e colaborador no Projeto, Amílcar Queiroz; o coordenador do Inpe e responsável pela construção do radiotelescópio, Alexandre Wuensche; e outros profissionais envolvidos no Projeto falarão mais detalhes.

Já no segundo dia, haverá seminários mais técnicos sobre o Projeto, tendo como público cientistas e estudantes de graduação e pós-graduação.

O BINGO reúne pesquisadores do Brasil, China, África do Sul, Reino Unido, Coréia do Sul, Portugal e França. Por isso, por conta da participação estrangeira, especialmente dos parceiros chineses, no primeiro dia do evento a linguagem será o português com tradução simultânea em chinês. Já no segundo dia, as apresentações serão todas em inglês.

A participação é gratuita, aberta para todos os públicos e com vagas ilimitadas, podendo fazer a inscrição por meio deste link.

Mais detalhes do Projeto Bingo

O radiotelescópio BINGO – acrônimo para Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations (em tradução livre, Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro) -,é também conhecido como “Diamante do Sertão”.

Isso porque ele sairá de São Paulo, onde está sendo construído, para ser instalado na Serra do Urubu, no município de Aguiar, a 257 km da capital da Paraíba.

O objetivo principal do BINGO é explorar novas possibilidades na observação do universo a partir do céu brasileiro. “A proposta é estudar a energia escura e também o fenômeno Fast Radio Bursts [“rajadas rápidas de rádio”, em tradução livre], ainda pouco conhecido”, conta o coordenador. Assim, contribuirá com a visão do Hemisfério Sul para um trabalho sobre o fenômeno que já vem sendo realizado por meio do Chime (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) no Hemisfério Norte.

Saber o que as galáxias e seus aglomerados significam, como são suas estruturas e em que isso interfere na nossa própria posição no mundo e no universo, são algumas das motivações do BINGO.

O Projeto possui aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do governo do Estado da Paraíba. Além disso, conta com pesquisadores estrangeiros que, em conjunto e à distância, pensam em soluções relacionadas à astrofísica, eletrônica empregada, ao projeto óptico, à construção das cornetas e construção civil.

‘BINGO Radio Telescópio: lançamento do portal e atualizações do projeto’

Quando | Horário:

06 de julho de 2021 (terça-feira). Início às 8h30

07 de julho de 2021 (quarta-feira). Início às 07h

Inscrição gratuita: https://www.even3.com.br/bingo_telescope_21/

Para mais informações, acesse www.bingotelescope.org

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha de S. Paulo Folha.com CNN (Brasil) Jornal de Piracicaba IstoÉ online Estado de Minas online Diário do Grande ABC online IstoÉ Dinheiro online Portal R7 BOL Correio Braziliense online UOL O Estado de S. Paulo UOL Estadão.com Diário do Grande ABC online O Globo online Blog Hermes de Luna Rádio Uau Rádio Uau Notícias ao Minuto Notícias ao Minuto (Portugal) Bem Paraná online Folha Vitória online Redação MT Planeta 1 Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa JorNews FAPESQ - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba Guarulhosweb Gazeta de Sorocaba Élle News Diário do Mucuri Notícias PB Titulares.ar (Argentina) Amazônia Agora Folha do Araçá Expresso PB online Rede BCN Giro Curimataú Inova PB Portal Se Liga Pilões-PB Radar PB Valor Agregado Portal Correio Curitiba I&T Portal Alta Notícias Sheilla Martins Blog Ver-o-Fato Ultra Combo Pequi FM 87,5 Rádio Liberdade FM 87,9 Rádio Cidade Nova FM 104,9 Portal dos Fatos Correio Popular (Campinas, SP) online Folha de Valinhos online Repórter Diário O Liberal (Americana, SP) online Imbaú FM 87,9 Aqui Notícias online Barulho Curitiba Diário de Cuiabá online FasterNet Correio do Papagaio online Jornal de Itatiba online Leia Já Meon Rádio Nova Onda FM 87,9 Portal do Holanda Press From Brasil (EUA) Rádio Cultura FM 101,7 The World News (Ucrânia/Brasil) TN Online Vitória News HiperNotícias Portal GMC Online Rede Agora de Notícias Jornal do Oeste (Toledo, PR) online O Norte de Goiás Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online CGN Rádio Sat Peruíbe FM 87,9 Dinheiro Rural online A Crítica (MS) online Correio Popular (Campinas, SP) online Zero Hora online Terra MSN Folha Vip de Cajazeiras CPG - Click Petróleo e Gás Danpnobre Cofemac Notícias do Dia Portal Conceição Verdade Brand News GCMais Giro MT Paraíba RádioBlog Jornal Dia Dia Jornal Alerta Revista Empreende online Canaltech Diário da Cidade Canaltech Blog do Márcio Rangel