Notícia

Notícias do Dia

Radiotelescópio BINGO mapeará energia escura a partir do céu brasileiro (109 notícias)

Publicado em 03 de junho de 2021

Notícias ao Minuto (Brasil) Bem Paraná online Folha Vitória online Redação MT Planeta 1 Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa JorNews FAPESQ - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba Guarulhosweb Gazeta de Sorocaba Élle News Diário do Mucuri Notícias PB Amazônia Agora Folha do Araçá Expresso PB online Rede BCN Giro Curimataú Inova PB Portal Se Liga Pilões-PB Radar PB Valor Agregado Blog do Márcio Rangel Portal Correio Blog do Patricio Nunes Curitiba I&T Portal Alta Notícias Sheilla Martins Blog Ver-o-Fato Ultra Combo Pequi FM 87,5 Rádio Liberdade FM 87,9 Rádio Cidade Nova FM 104,9 Portal dos Fatos Folha de Valinhos online Repórter Diário O Liberal (Americana, SP) online Imbaú FM 87,9 Aqui Notícias online Barulho Curitiba Diário de Cuiabá online FasterNet Correio do Papagaio online Jornal de Itatiba online Leia Já Meon Rádio Nova Onda FM 87,9 Portal do Holanda Rádio Cultura FM 101,7 The World News (Ucrânia/Brasil) TN Online Vitória News HiperNotícias Portal GMC Online Rede Agora de Notícias Jornal do Oeste (Toledo, PR) online O Norte de Goiás Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online CGN Rádio SAT Peruíbe SP A Crítica (MS) online Zero Hora online Folha Vip de Cajazeiras CPG - Click Petróleo e Gás Danpnobre Cofemac Portal Conceição Verdade Brand News GCMais Giro MT Notícias Paraíba RádioBlog Jornal Dia Dia Jornal Alerta Blog do Patricio Nunes Revista Empreende online Canaltech Diário da Cidade Canaltech

O apelido parece de jogador de futebol e as dimensões são próximas das de um grande estádio. E, se tudo correr como os pesquisadores esperam, ele pode tornar a ciência tão interessante quanto o esporte mais popular do Brasil. Trata-se do – acrônimo para Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations (em tradução livre, Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro).

Apelidado de “Diamante do Sertão”, está sendo construído em São Paulo (SP) e deve entrar em operação em 2022. Ele será instalado na Serra do Urubu, no município de Aguiar, a 257 km de João Pessoa (PB). Poderá se tornar a atração da cidade e das localidades vizinhas e despertar o interesse das pessoas em dois assuntos que muitos consideram distante da realidade: a astronomia e a cosmologia.

A chamada energia escura estará no foco das descobertas. No sertão, longe da poluição, será possível saber mais sobre estruturas desconhecidas da galáxia, pulsares que ainda precisam de observação e novos sinais do espaço. “Cerca de 95% do conteúdo energético do universo é completamente desconhecido. O olhará para a distribuição detalhada da matéria conhecida para verificar os vínculos com o setor escuro”, diz Elcio Abdalla, coordenador do projeto e professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP).

Os recursos para o vêm de diferentes fontes. Em um primeiro momento, são provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do governo do Estado da Paraíba. Ainda são esperadas verbas internacionais da University of Manchester e do University College (ambos no Reino Unido), além do ETH e das Universidades de YangZhou e Jiao Tong (por meio da Agência Chinesa de Pesquisas).

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do

DA REDAÇÃO, COM ASSESSORIA, AGÊNCIA ENTRE ASPAS