Notícia

Boi pesado

Ração com erva-mate para boi melhora qualidade da carne

Publicado em 14 setembro 2015

Misturar uma pequena quantidade de extrato de erva-mate à ração do gado de corte pode ser suficiente para produzir uma carne com mais benefícios à saúde, mais agradável ao paladar e com maior prazo de validade, de acordo com uma pesquisa feita por pesquisadores da USP, da Universidade de Copenhague e da Embrapa, apoiada pela pela FAPESP e pelo Innovation Fundation Denmark (antigo Danish Council for Strategic Research).

Os efeitos do consumo do mate foram estudados em um plantel de cerca de 50 cabeças de gado, que recebiam um extrato da erva em proporções de 0,25% a 1,5% do total de sua ração. Não houve mudanças no crescimento e na quantidade de carne obtida a partir de cada animal.  No entanto, a carne se tornou mais macia e mais elogiada por consumidores, em teste sensorial cego feito com cem pessoas. Houve também melhora no desempenho nos nos testes de força de cisalhamento.

A análise das diferentes moléculas presentes na carne mostrou ainda um aumento significativo do ácido linoleico conjugado (CLA) nos bovinos que receberam o suplemento de mate. Esse efeito benéfico parece ser mediado pela atuação do consumo de mate sobre as bactérias do sistema digestivo dos bois, favorecendo a multiplicação de certos microrganismos. Isso, por sua vez, altera a maneira como o gado absorve nutrientes e, consequentemente, afeta a qualidade da carne. Além disso, os pesquisadores também observaram uma aparente redução do estresse e melhora no bem estar animal, o que também ajuda a melhorar a qualidade da carne.

Fonte: Agência Fapesp